Anater diz que superou metas estabelecidas para 2018

reuniao anter 19 12
Conselho administrativa da Anater avalia realizações de 2018 – Anater/Divulgação

Mesmo com a redução de cerca de 28% nos recursos previstos para este ano, a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) diz ter avançado em sua missão de viabilizar e qualificar o serviço de Ater em todo país, superando todas as metas do contrato de gestão. Nesta quarta-feira (19), o conselho de administração da Anater se reuniu, em Brasília, para avaliar os resultados alcançados em 2018.

“O ano foi muito profícuo e tivemos importantes avanços, especialmente na forma como estão sendo firmadas as parcerias com entidades públicas prestadoras de Ater, de forma desburocratizada, mas com toda segurança jurídica e observância ao que preconizam os órgãos de controle”, disse o presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim.

Segundo ele, a Anater já está presente em 1.548 municípios de 21 unidades da Federação, integrando 11.438 extensionistas rurais. “Com vários projetos em execução, neste ano, a Anater prestou assistência técnica a 84.567 famílias de agricultores, 6.500 famílias de povos e comunidades tradicionais, 1.294 empreendimentos da agricultura familiar, através do programa ATER Mais Gestão, e formou 4.630 agentes e 334 gestores de Ater.”

Conforme relatório apresentado pelo presidente da Anater, 312 empresas já estão credenciadas no Sistema de Gestão de Ater (SGA), aptas a participar das chamadas públicas para contratação de serviços de Ater.

A Anater também firmou 27 Instrumentos Específicos de Parceria com empresas públicas prestadoras de Ater (as Emateres) e 77 contratos, através de chamadas públicas.

O presidente informou ainda que, neste ano já foram instaladas 14 Unidades de Referência Tecnológica (URT), antecipando a execução da meta de 2019, que prevê a instalação de 300 URTs.

Outro resultado elencado pelo presidente foi a definição dos instrumentos de gestão que possibilitaram mais agilidade na contratação de serviços Ater. “Uma das grandes conquistas são as chamadas públicas, que estão sendo feitas de forma informatizada, com sistema auditável, possibilitando mais agilidade, transparência, lisura, segurança e celeridade aos processos.”

Aplicativo gratuito

O presidente ressaltou ainda que a Anater lançou um aplicativo gratuito do Sistema de Gestão de Ater, o SGA Mobile, disponível no sistema Android, facilitando o trabalho dos técnicos no campo e qualificando a gestão das informações, que podem ser transferidas para o sistema em tempo real.

Ainda de acordo com ele, neste ano, a Anater realizou a Primeira Semana Nacional do Extensionista. “É um evento que a Anater realizará anualmente com objetivo de ampliar o debate sobre os desafios da extensão rural e promover a integração do Sistema Nacional de Ater”.

A Anater também outorgou, neste ano, a da Medalha Ordem do Mérito Ater, em reconhecimento ao trabalho dos extensionistas rurais que atuam nos projetos realizados pela agência, em parceria com as entidades prestadoras de Ater, e a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da extensão rural no Brasil”.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta