Países restringem compra de carne da Polônia após escândalo

bandeira-da-polonia-com-brasao

Da Reuters

Vários países começaram a reduzir a quantidade de carne bovina importada da Polônia depois que um documentário de TV mostrou um matadouro abatendo vacas doentes, disse nesta segunda-feira (4) o chefe de uma associação do setor de produção de carne.

Um repórter disfarçado conseguiu um emprego em um matadouro nos arredores de Varsóvia e transmitiu imagens do mês passado de animais doentes sendo maltratados, mortos e enviados para consumo humano.

Uma equipe de inspetores da Comissão Europeia chegou a Varsóvia nesta segunda-feira para investigar os relatos, disse o veterinário-chefe da Polônia em entrevista coletiva.

Nenhum país cancelou as importações de carne da Polônia, disse a jornalistas o chefe da Associação Polonesa de Carne, Witold Choinski. “Mas muitos países estão limitando suas importações”, acrescentou. Ele não citou nenhum país e também não deu detalhes sobre o tamanho dos cortes.

A Polônia produz cerca de 560 mil toneladas de carne bovina por ano, sendo 85 por cento para exportação.

O ministro de Agricultura da Polônia, Jan Ardanowski, disse nesta segunda-feira que um caso foi “exagerado de maneira inimaginável” e agora ameaça a imagem da carne polonesa ao redor do mundo.

 

Uma outra associação de produtores (PZHiPBM, na sigla em polonês) disse que os preços domésticos da carne caíram fortemente nos últimos dias e que se a tendência continuar os produtores locais podem perder até 160,27 milhões de dólares neste ano.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: