Empresa chinesa vai construir monotrilho sobre o mar na Bahia

byd divulgacao
Rota sobre o mar que a BYD construirá na BA terá 20 km de extensão – BYD/Divulgação

Da Agência Xinhua

A fabricante chinesa de veículos elétricos BYD assinou um acordo para começar a construir seu SkyRail em Salvador. A rota costeira de 20 quilômetros de extensão será parcialmente construída acima do nível do mar para ligar o centro da capital baiana à Ilha de São João, com capacidade para 150.000 passageiros por dia. Ela será conectada ao metrô da cidade, proporcionando transporte contínuo para a cidade de 2,9 milhões de habitantes, conforme o comunicado da empresa.

O projeto será o primeiro do tipo para a BYD na América Latina e fará parte do Sistema de Transporte de Veículos Leves (VLT) da cidade, que deve começar sua construção dentro de seis meses e estar totalmente operacional até 2021.

“Com o VLT, a população fora do centro terá um meio de transporte rápido e confortável, que também abre espaço para o desenvolvimento da cidade”, disse o governador da Bahia, Rui Costa.

“Novos negócios serão desenvolvidos e atrairemos empresas para a construção de instalações comerciais, residenciais, de lazer e de geração de empregos. A partir de um novo sistema de transporte, também teremos oportunidades de crescimento”, disse ele.

A BYD trará suas soluções de transporte de ponta para a terceira maior cidade do Brasil, que precisa urgentemente de transporte público adequado para apoiar sua crescente população, afirmou Stella Li, vice-presidente sênior da BYD Company Limited e presidente da BYD Motors Inc.

“O SkyRail é um modo de transporte autônomo e com emissões zero, oferecendo algumas das melhores tecnologias disponíveis para Salvador. Além disso, ele também recriará áreas urbanas e gerará desenvolvimento na região”, acrescentou Stella Li.

Lançado em outubro de 2016, após cinco anos de pesquisa e desenvolvimento no valor de 5 bilhões de yuans (US$ 740 milhões), o SkyRail tem um sistema de condução automatizado do mais alto nível, de acordo com a BYD. Atualmente, está em funcionamento na cidade chinesa de Yinchuan, no noroeste da China.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: