Anvisa conclui reavaliação toxicológica sobre uso do glifosato

glifosato 25 25 u 2 19

Da Reuters

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) finalizou sua reavaliação toxicológica do uso de glifosato, o pesticida mais utilizado no Brasil, e apresentará suas conclusões e diretrizes recomendadas quanto ao uso do químico na terça-feira, segundo uma autoridade.

A proposta de emissão de novas diretrizes para o glifosato, que está sob reavaliação desde 2008, indica que o Brasil provavelmente permitirá a continuação do uso do herbicida no país e não determinará um banimento geral.

Adriana Pottier, gerente de monitoramento e avaliação da Anvisa, disse nesta segunda-feira (25) que as conclusões e diretrizes detalhadas serão divulgadas na terça-feira após apresentação aos diretores da agência, que teriam de aprovar os resultados e avançar para uma fase de consulta pública.

A Monsanto, divisão da Bayer AG, tem sido historicamente a maior fornecedora de produtos à base de glifosato no Brasil. A empresa enfrenta uma polêmica mundial sobre a alegada possibilidade de o químico causar câncer.

As ações da Bayer foram abaladas no ano passado após um veredito de 289 milhões de dólares de uma corte da Califórnia sustentar que seus produtos causaram câncer em um homem e que a companhia falhou em alertar consumidores do risco do produto à saúde. O valor da sentença mais tarde foi reduzido para 78 milhões de dólares. Um segundo grande julgamento contra a empresa nos EUA estava marcado para começar nesta segunda-feira.

Bayer e Monsanto disseram que inúmeros estudos mostraram que o uso de glifosato é seguro. A Bayer adquiriu a Monsanto no ano passado por 63 bilhões de dólares.

Também no ano passado, a Justiça brasileira decretou a suspensão temporária do registro de novos produtos à base de glifosato enquanto a reavaliação da Anvisa seguia pendente, mas a decisão foi posteriormente anulada.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “Anvisa conclui reavaliação toxicológica sobre uso do glifosato

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: