AgropecuáriaNotícias do dia

AC, RO, MT e AM adiam para 2020 retirada da vacinação contra aftosa

vacinacao aftosa gov to 28 3 19
Rebanho do AC, RO, MT e AM ainda será vacinado em novembro deste ano – Gov.TO/Divulgação

Representantes dos setores público e privado do Acre, Rondônia, Mato Grosso e Amazonas decidiram adiar para novembro deste ano a última etapa da vacinação contra aftosa dos rebanhos bovinos e bubalinos da região. Anteriormente, a previsão era que isso ocorresse em maio. Com a mudança, a suspensão total da imunização dos animais nesses quatro estados ficará para 2020.  

Segundo nota do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a decisão foi tomada durante reunião, nessa terça (26) e quarta-feira (27), em Porto Velho, de representantes do Bloco I do Plano Estratégico para Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), que reúne os estados do AC, RO, MT e AM.

Conforme os representantes desses estados, a readequação do calendário garantirá a plena execução do PNEFA. “Fizemos uma avaliação qualitativa dos serviços veterinários oficiais dos estados que compõem o primeiro bloco. Obtivemos média superior ao serviço geral, mas ficamos aquém nos compromissos pactuados”, disse o diretor-geral da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Júlio César Rocha Peres.

Na avaliação feita durante os dois dias de reunião entre os órgãos públicos, incluindo o Mapa, e o setor produtivo pecuário ficou entendida a necessidade de ajustes nesses estados. “Tivemos alguns contratempos, entre eles o período eleitoral, que impossibilitaram o cumprimento das ações pactuadas”, completa o diretor.

Após dois anos sem vacinação, os estados podem recorrer a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), com sede em Paris, para obter certificado de área livre de aftosa sem vacinação.

Da redação, com Mapa e Secom/Gov. RO

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading