Tereza Cristina defende mais previsibilidade para os preços dos combustíveis

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, defende maior previsibilidade para os aumentos de preços dos combustíveis, especialmente os do óleo diesel. Embora diga que compreende que a Petrobras é uma empresa independente, que estabelece as cotações dos combustíveis de acordo com as oscilações do mercado internacional, ela afirmou que a variação dos preços “é ruim para o produtor rural”.
Para a ministra, o melhor seria que o país estivesse com a casa arrumada e que a Petrobras pudesse dar mais previsibilidade aos aumentos de preços. No entanto, acrescentou, o mundo hoje é globalizado e todos têm que entender isso.
“Agora, o produtor rural anda penalizado com os aumentos de custos na produção, tem sobrado pouco [dinheiro]. Está na hora da reflexão. A gente tem de sentar e encontrar um caminho. A vida tem altos e baixos e hoje estamos em um momento de transição na agropecuária brasileira”, ressaltou a Tereza Cristina.
A ministra falou sobre o mercado de combustíveis durante visita à Feira NorteShow 2019, em Sinop (MT), nessa terça-feira (16). Durante o evento, ela participou do painel “O futuro do agronegócio”. Ela estava acompanhada do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, do presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira (MDB-RS), do ex-deputado Nilson Leitão e do secretário adjunto de Política Agrícola, José Angelo Mazzillo Júnior.
Da redação, com Mapa