DF tem potencial para ser um polo agroindustrial, diz secretário de Agricultura

dilson resende 1 grande secretario agricultura df _ vinicius de melo ag brasil
Dilson Resende: Governo do Distrito Federal ouvirá demandas do setor produtivo  durante o encontro – Vinicius de Melo/Ag. Brasília

Da tarde desta quarta-feira (12) até sexta-feira (14), representantes do setor agropecuário, técnicos, formuladores de políticas públicas e estudantes do Distrito Federal vão participar do II Encontro Distrital da Agroindústria, no auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em entrevista ao AGROemDIA, o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF, Dilson Resende, falou sobre a importância do evento para o setor produtivo e destacou o potencial do DF para ser um polo agroindustrial.

AGROemDIA – Secretário, qual expectativa do Sistema de Agricultura do DF, formado pela Seagri-DF, Emater e Ceasa, em relação ao II Encontro Distrital da Agroindústria?

Dilson Resende – O sistema tem uma grande expectativa porque é um fórum no qual o setor produtivo, principalmente a agricultura familiar, que depende muito da agregação de valor da sua produção, vai ter a oportunidade de ter novas e importantes informações. É uma oportunidade de o setor discutir os problemas e de tomar conhecimento das propostas do governo do DF, em termos de simplificação de procedimentos e de novas normas. Então, é um momento do setor se encontrar, debater seus problemas e trazer para a gente também, para o governo, para o setor regulador, demandas que a gente pode agregar no nosso trabalho.

AGROemDIA – Com o senhor avalia a contribuição das agroindústrias para o setor produtivo local?

Dilson Resende – As agroindústrias são importantes, principalmente como alternativa para agregar valor à produção. O nosso pequeno produtor necessita muito dessa agregação para poder melhorar sua renda com a produção de doces, geleias, embutidos, queijo e outros produtos. O Distrito Federal tem essa necessidade.

AGROemDIA – A agroindústria empresarial também se destaca no DF?

Dilson Resende – Estou falando muito da agricultura familiar, mas a agroindústria, nesse sentido, para o Distrito Federa, é grande também. A própria cooperativa do PAD/DF é uma agroindústria, porque ela produz a farinha de trigo. Nós temos, entre outras, agroindústrias de produção de embutidos e de laticínios, que produzem boa parte de produtos lácteos, desde o leite pasteurizado até o queijo, a manteiga, creme de leite etc.

As agroindústrias são importantes, principalmente como alternativa para agregar valor à produção. O nosso pequeno produtor necessita muito dessa agregação para poder melhorar sua renda

AGROemDIA – O DF tem potencial para expandir o setor agroindustrial?

Dilson Resende – Em 2007, um estudo mostrou que a aptidão do DF é a indústria de transformação. Nós não temos áreas de produção, então, para nós, essa indústria de transformação, que no caso do agronegócio é a agroindústria, é muito importante porque pode trazer até atividades que a gente não produz aqui, como, por exemplo, carne. Não temos uma grande produção de bovino de corte, entretanto, a gente pode ter aqui um polo de consumo grande, com cortes nobres, embutidos. Isso tudo pode ser processado aqui no DF. Então, nós temos realmente um potencial grande de agroindústria no DF, da indústria de transformação.

AGROemDIA – A avicultura e a suinocultura têm participação expressiva no processo agroindustrial do DF?

Dilson Resende – Destaco a suinocultura, que agrega a transformação dentro da indústria de suínos e é maior devido ao consumo de embutidos. Já a avicultura está passando por um problema, porque a Asa Alimentos entrou em recuperação judicial. Também temos aqui uns laticínios que têm um bom volume de produção. Para nós, é uma indústria importante, tanto para os produtores locais como do Entorno, porque aqui processamos leite do Entorno.

AGROemDIA – O encontro servirá, então, para aproximar ainda mais o Sistema de Agricultura do setor produtivo do agro local?

Dilson Resende – O esforço da equipe do Sistema Agricultura, principalmente da Defesa Agropecuária e também da EMATER e da CEASA, na execução e na organização do evento, é para que possamos prestar esse serviço e receber esse feedback [do setor produtivo]. Então para nós é muito importante porque é o momento de troca de informações.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: