Inovação: Começa a Caravana 4.0 do Ideas for Milk 2019

ideas for milk embrapa caravanas 19
Arte Embrapa

Começa nesta terça-feira (20) a Caravana 4.0 do Ideas for Milk 2019, ação da Embrapa Gado de Leite que desde 2016 busca ampliar o ecossistema de inovação do setor, por meio do desenvolvimento de propostas de startups voltadas para a solução de problemas da cadeia produtiva. A primeira instituição a ser visitada por pesquisadores e analistas da empresa de pesquisa agropecuária é o Instituto Granbery, em Juiz de Fora (MG).

A equipe da caravana conversará com professores e estudantes da instituição sobre a cadeia produtiva do leite, a revolução digital no agronegócio e o mercado agtech. Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, até o final de setembro, serão realizadas cerca de 30 caravanas, percorrendo 10 estados brasileiros.

Na primeira semana, o Ideas for Milk estará no Congresso Brasileiro de Agronomia, que ocorrerá na quinta-feira (22/8) no Rio de Janeiro; no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora (MG), na sexta-feira (23/8); e no evento Brasil Empreende, no domingo (24/8) , também no município mineiro.

Além da Caravana 4.0, o Ideas for Milk é formado pelo Desafio de Startup, que chega à sua quarta edição. Até a edição passada, o Desafio de Startup era destinado apenas a empreendedores que tinham projetos em inovação digital voltados à cadeia produtiva do leite. Neste ano, também serão aceitas propostas de inovação em designer industrial, embalagem e produtos lácteos.

Inscrições para o Desafio de Startups

A final do Desafio de Startups ocorrerá em São Paulo, no Cubo, no dia 22 de novembro. As inscrições para o Desafio de Startups estarão abertas a partir desta segunda-feira (19/8) e podem ser feitas no site do evento: http://www.ideasformilk.com.br. Outras informações podem ser obtidas no mesmo site.

Outro evento vinculado ao Ideas for Milk é o Vacathon, uma maratona de programação com uma semana de duração, realizada na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora. Participam times de estudantes universitários, reunindo alunos de diversos cursos de ciências agrárias, exatas e humanas.

Segundo Martins, “o objetivo é fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e o setor produtivo, capaz não apenas de apresentar soluções, mas de empreender, transformando as soluções em novas startups para a cadeia produtiva do leite”.

Outras unidades da Embrapa também desenvolvem ações semelhantes em outras cadeias produtivas, como a Embrapa Suínos e Aves (Inova Pork), Embrapa Meio Norte (Ideas for Farm) e Embrapa Café (Avança Café). Fora da empresa, o Ideas for Milk serviu de modelo para o Desafio Agro Startup, do Senar Goiás.

Da redação, com informações da Embrapa Gado de Leite

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: