Algodão: Exportação elevada enxuga excedente interno e impulsiona valores

algodao 5 12 embrapa
Foto: Embrapa

Os valores internos do algodão em pluma voltaram a registrar ligeiras altas nos últimos dias. Segundo pesquisadores do Cepea, o suporte tem vindo do ritmo intenso das exportações brasileiras da pluma neste mês e também da retração de vendedores, que estão atentos às valorizações dos contratos na Bolsa de Nova York (ICE Futures) e ao elevado patamar do dólar.

Na parcial deste mês (10 dias úteis), os embarques já somam 58,5 mil toneladas, ultrapassando em 41% o volume exportado em todo o mês de agosto/19, conforme a Secex.

Já no spot nacional, a comercialização de algodão em pluma está enfraquecida, tendo em vista que compradores estão abastecidos com o produto contratado. Além disso, a discordância entre o preço e a qualidade dos lotes disponibilizados também limita os fechamentos.

Quanto aos preços domésticos, entre 10 e 17 de setembro, o Indicador do algodão em pluma CEPEA/ESALQ, com pagamento em 8 dias, avançou 1%, fechando a R$ 2,4675/lp nessa terça-feira 17. Na parcial do mês (até o dia 17), contudo, o Indicador acumula ligeira queda de 0,09%.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: