AgropecuáriaNotícias do dia

CNA pede ao Mapa menos burocracia na exportação de frutas frescas

tereza cristina luiz roberto barcelos cna abrafrutas
Foto: Wenderson Araújo/CNA

O governo precisa desburocratizar os despachos aduaneiros nos aeroportos para agilizar as exportações de frutas frescas, diz o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luiz Roberto Barcelos. Ele tratou do assunto durante audiência com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Em alguns casos, pontua, a perda chega a 7% do volume exportado devido à demora na liberação da carga.

“Ainda há gargalos operacionais e de infraestrutura nos despachos. Como se trata da exportação de frutas frescas, qualquer atraso pode comprometer a qualidade do produto exportado”, destaca Barcelos, que se reuniu com Tereza Cristina, netsa quinta-feira 17, em Brasília.

De acordo com ele, a ministra informou que o ministério se empenhará para resolver o problema, porque será preciso modernizar essas operações em razão da ampliação do mercado internacional para as frutas brasileiras.

Ainda conforme Barcelos, o secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, afirmou que a pasta buscará ações de curto, médio e longo prazo para aprimorar os processos em conjunto com o setor.

Também participaram da reunião o coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, e representantes da Abrafrutas.

Da redação, com CNA

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading