Falta de mandioca eleva ociosidade industrial

mandioca 1 4 19 vanderlei santos embrapa
Foto: Vanderlei Santos/Embrapa

Apesar do interesse de fecularias em aumentar o ritmo de processamento, a falta de matéria-prima nas unidades industriais acabou prejudicando – ou até mesmo interrompendo – os trabalhos nos últimos dias. Segundo colaboradores do Cepea, produtores não demonstraram interesse pela comercialização, e, além disso, a disponibilidade de lavouras para colheita esteve menor.

De acordo com estimativas do Cepea, entre 4 e 8 de novembro, 26 mil toneladas de mandioca devem ter sido processadas pela indústria de fécula, queda de 21% frente ao resultado da semana anterior – a ociosidade industrial registrou média de 69,5% da capacidade instalada.

Nesse cenário, as cotações seguiram elevadas. Entre 4 e 8 de novembro, a média nominal a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 376 (R$ 0,6539 por grama de amido na balança hidrostática de 5 kg), 2% acima da média do período anterior. Nas últimas quatro semanas, a alta acumulada foi de 9,8%.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: