Sebastião Guedes: Plano Nacional Erradicação da Aftosa precisa ser reavaliado

sebastiao guedes foto faep
Foto: Faep/Divulgação

O Programa Nacional de Erradicação e Prevenção de Febre Aftosa (Pnefa) deve ser submetido a uma reanálise, evitando-se um pouco, nesta fase, muitas consultas públicas, defende o médico veterinário Sebastião Guedes, presidente da Câmara Setorial da Carne Bovina do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e vice-presidente de Relações Internacionais e Coordenação da Cadeia Produtiva do Conselho Nacional de Pecuária da Corte (CNPC). 

“Temos que rediscutir esse plano em bases nacionais, e não ficar fazendo reuniões regionais a todo momento para atrasar etapas programadas. O ambiente hoje na Bolívia e a situação do serviço público estadual em certos estados requerem um novo planejamento da retirada da vacina”, disse Sebastião Guedes ao AGROemDIA.

O médico veterinário acrescenta: “O Brasil insiste em cuidar de retirar a vacina no Acre, em Rondônia. O Paraná já retirou, o Rio Grande do Sul pretende retirar no curto prazo. Precisamos de um planejamento mais global.”

Uma das vozes mais respeitadas da cadeia produtiva da pecuária de corte brasileira, Sebastião Guedes deve ser reconduzido à presidência da Câmara Setorial da Carne Bovina do Mapa: “Algumas entidades estão pedindo para que eu continue. Aceito esse desafio, mas a minha ideia inicial era passar o bastão às gerações mais jovens.”

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: