Ovos: Ano começa com preço em queda, mas demanda inverte cenário

ovos-LuizAgner-ag-ibge-not
Foto: Luiz Agner/Agência IBGE Notícias 

Os preços dos ovos iniciaram 2019 em baixa, devido à maior oferta do produto, típica de início de ano, e à menor demanda nessa época, por causa das férias escolares, conforme o Cepea. Porém, as cotações voltaram a se recuperar no correr de 2019, encerrando dezembro em alta, por causa da valorização das principais carnes consumidas pelos brasileiros (bovina, suína e de frango), o que aumentou o consumo de ovos.

Em relação às exportações, estiveram aquém do esperado pelo setor. De acordo com a Secex, foram embarcadas 4,6 mil toneladas da proteína neste ano, volume 29,5% abaixo do registrado em 2018. Em termos de receita, o recuo (24,8%) foi menos intenso, devido ao alto patamar do dólar frente ao real, que resultou numa receita de R$ 18 milhões.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: