Conab lança a nova versão do Sistema de Comercialização Eletrônica

tablet 1 soja embrapa invertida
Foto: Embrapa

Produtores e agentes do setor privado interessados em comercializar produtos por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) agora podem contar com o novo Sistema de Comercialização Eletrônica (Siscoe). Desenhado com uma interface intuitiva e atual, o sistema oferece maior interação com o usuário. O modelo é uma evolução do sistema anterior, segundo a Conab.

Com o uso de novas tecnologias da informação, o Siscoe foi construído em uma plataforma Web que traz mais segurança às operações e está preparado para realizar todas as operações de comercialização, tanto do governo federal quanto para produtos de terceiros.

Integrado aos demais sistemas corporativos da companhia, o Siscoe garante maior confiabilidade dos dados ao fazer a busca e preenchimento automáticos, dispensando parte da digitação manual de dados anteriormente necessária. A interação possibilita ainda a redução dos documentos exigidos nas operações.

Uma das novidades no novo sistema é que os interessados em participar do leilão devem autorizar eletronicamente os corretores a atuarem em seu nome. As operações tornaram-se também mais transparentes, pois é possível a qualquer interessado obter diversos relatórios com informações dos leilões as quais mostram as ações das Bolsas e da Conab durante o processo.

Atenção às novas regras

As operações de apoio à comercialização da Conab passaram inclusive por uma atualização para atender as exigências do Regulamento de Licitações e Contratos (RLC) da companhia e as regras estabelecidas pela Lei Nº 13.303/2016 quanto às licitações, além de atualizações operacionais e a adoção de boas práticas recomendadas pela Controladoria Geral da União (CGU).

Com isso, os leilões eletrônicos passam a operar também sob novos regulamentos. Entre as principais mudanças estão os requisitos mínimos para elaboração dos Avisos, a exigência do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) e as condições de impedimentos para participação no certame. As atualizações operacionais visam o aprimoramento das operações e vão permitir também que o arrematante ou interessado no leilão possa compreender melhor o objetivo de cada instrumento de comercialização.

Clique aqui para acessar o regulamento do Siscoe.

Clique aqui para acessar os regulamentos dos leilões eletrônicos.

Da Conab

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta