Estiagem no RS: Governo avalia criar linha de renegociação para produtores

 

tereza leite alceu MC divulgacao alceu moreira
Tereza Cristina, governador Eduardo Leite e Alceu Moreira buscam alternativas para apoiar produtores gaúchos – Foto: Mapa/Divulgação

Novas linhas de renegociação junto aos bancos (Sicredi e BB, especialmente), com base no Manual de Crédito Rural; redução da taxa de juros e do spread bancário; e criação de linha específica do BNDES para operações diretas com cooperativas, revendas e cerealistas. Estas são algumas das alternativas estudadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária (Mapa) para atuar os prejuízos causadas pela estiagem aos produtores gaúchos, segundo o deputado Alceu Moreira (MDB-RS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

De acordo com ele, o Mapa avalia ainda outras medidas, como a disponibilização de milho, que será deslocado do Centro-Oeste, para atender a alimentação animal no RS. Também estão sendo avaliadas as propostas de garantir  um salário mínimo, por três meses, aos pequenos produtores com DAP( Declaração de Aptidão ao Pronaf) e que não se enquadrem em outras renegociações e de incluir o tabaco no Pronaf.

Além disso, acrescenta Alceu Moreira, está sendo articulada parceria com Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para entrega de caminhões pipa e perfuração de cacimbas e poços artesianos.

Conforme o parlamentar, também está sendo buscada parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional para envio de técnicos para auxiliar na elaboração dos planos de trabalho para decretação de situação de emergência pelos municípios.

“Os últimos dias foram incessantes na busca de alternativas para minimizar os prejuízos causados aos agricultores gaúchos devido à estiagem”, escreveu Alceu Moreira, em mensagem postada em suas redes sociais.

Segundo o deputado, as discussões para apoiar os produtores gaúchos envolvem, além do Mapa, demais órgãos do governo federal, Assembleia Legislativa do RS, governo do RS e entidades como Farsul, Fetag, Fecoagro e Famurs.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta