Cepea: Disponibilidade de laranjas deve crescer neste mês

Foto: Paulo Lanzetta/Embrapa

A disponibilidade de laranja deve continuar aumentando em abril no estado de São Paulo. Apesar de frutas do grupo das precoces já terem sido comercializadas em março, neste mês, a oferta dessas variedades deve ser um pouco maior, compensando a baixa disponibilidade de laranja pera. Isso porque, segundo colaboradores do Hortifrúti/Cepea, parte das frutas deve atingir um estágio de maturação mais próximo do demandado pelo mercado de mesa.

Ainda assim, este não deve ser um cenário de oferta elevada, já que o pegamento das primeiras floradas foi limitado. Por isso, o movimento de alta nos preços da fruta, verificado até o mês passado, pode ser interrompido.

A demanda, por sua vez, deve sentir os impactos (positivos e negativos) do coronavírus – apesar de os cítricos terem consumidores cativos nos supermercados, que buscam fortalecimento da imunidade, há de se considerar que o mercado institucional (merendas e refeições empresariais) e o food service (restaurantes e lanchonetes), importantes canais de escoamento da fruta, devem continuar com funcionamento restrito.

No caso da lima ácida tahiti, com o avanço da maturação das frutas de segunda florada, a oferta ainda deve ser alta entre abril e o início de maio, com boa qualidade – diante das chuvas regulares em março.  No entanto, deve ser menor do que o volume disponibilizado no primeiro trimestre do ano, período de pico de safra. Neste cenário, uma oferta consistente e de padrão satisfatório podem continuar favorecendo as exportações da fruta, caso a demanda externa siga firme.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta