Sempre aos domingos: “Soy loco por ti, América” – Gilberto Gil

O cantor, compositor e instrumentista Gilberto Gil, um dos ícones da música popular do Brasil, se uniu à campanha do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para reconhecer e agradecer os agricultores, as agricultoras e os trabalhadores da cadeia de alimentos que, com seus esforços, garantem a produção, o transporte, a comercialização e o abastecimento de alimentos nos países das Américas em meio à pandemia de Covid-19.

No Brasil, a campanha conta com o apoio e a adesão da representação brasileira da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS).

Gil, um dos fundadores do chamado Tropicalismo que renovou a rica música brasileira, ganhador de vários Grammys e ex-ministro da Cultura, contribuiu com a campanha gravando seu grande sucesso “Soy Loco por Ti América”, que compôs junto com José Carlos Capinan.

A convocatória do IICA já reuniu o trabalho de reconhecidos artistas de diversos países do hemisfério, que se somaram desinteressadamente à denominada Homenagem da música popular àqueles que dia a dia trabalham para que os alimentos cheguem às nossas mesas.

A campanha se constitui também como uma inédita mobilização de alcance continental para hierarquizar, através da arte e da cultura, a atividade agropecuária e potencializar a divulgação dos resultados da cooperação técnica de excelência, que a conjuntura torna mais necessária do que nunca.

“No contexto da atual pandemia, grandes artistas se unem ao IICA e o IICA se une a grandes artistas em uma homenagem muito merecida e necessária às pessoas que seguem trabalhando para que os alimentos cheguem às nossas mesas. É a união por um aplauso, por um agradecimento, através de canções que, em um momento de temor e de dor, servem também para reconfortar nossa alma”, comentou sobre a iniciativa Manuel Otero, Diretor Geral do IICA.

Com a campanha, o IICA busca contribuir para intensificar a consideração política e social para aqueles que mantém funcionando a cadeia agroindustrial e aos trabalhadores da terra, que sustentam o abastecimento de alimentos em um momento em que a pandemia da Covid-19 desafia o mundo.

Trata-se de uma campanha que se conecta também com um dos objetivos permanentes do IICA: promover a hierarquização da atividade agropecuária e o reconhecimento da importância da vida rural, cujo desenvolvimento e o bem-estar são fundamentais para resolver ou mitigar parte dos grandes problemas do mundo contemporâneo, como o crescimento desordenado das cidades, o êxodo rural, os impactos negativos das mudanças climáticas, e reforçar a segurança alimentar e nutricional da população.

Já contribuíram com a campanha com sua música artistas como León Gieco, Teresa Parodi, Soledad Villamil, Víctor Heredia, Hilda Lizarazu, Lidia Borda, La Charo (Tonolec), Willy Piancioli (Los Tipitos), Agustín Ronconi (Arbolito), Alejandro Davio (Mundo Alas), Anabella Zoch, Peteco Carabajal, Dolores Solá y Acho Estol (La Chicana). Nos próximos dias, seus trabalhos serão divulgados.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta