Covid-19: Empresa do agro cria comitê de risco para assistir trabalhadores

Carla Fantin, no escritório da empresa, seguindo as normas de prevenção ao Covid– Divulgação

O GenesisGroup, referência em testes, inspeções, análises, certificações e rastreabilidade para a cadeia do agroalimento, instituiu desde o mês de fevereiro um comitê de risco para acompanhamento diário da evolução da pandemia da codiv-19, provocada pelo novo coronavírus, e adoção de medidas que busquem atenuar suas consequências, assegurando a saúde e bem-estar dos seus empregados e a manutenção dos postos de trabalho.

“Com isso, conseguimos planejar e adotar ações que minimizem ao máximo eventuais impactos. Estamos trabalhando com máxima transparência, disponibilizando diversos canais para atender os colaboradores. Essas ações favorecem a manutenção da produtividade no dia a dia”, diz Andrea Silva, diretora de RH e desenvolvimento organizacional do GenesisGroup.

Segundo ela, os canais de comunicação direta estão abertos para utilização de todos os trabalhadores da empresa, incluindo gestores e líderes, que neste momento têm papel fundamental na orientação das equipes. “É importante que eles continuem estabelecendo rotina de trabalho para quem está em regime de home office, além de definir objetivos e acompanhar resultados. É preciso acompanhar a situação de quem trabalha de casa.”

Andrea Silva, diretora de RH e desenvolvimento organizacional do GenesisGroup – Divulgação

“Após algumas semanas em regime home office, somente uma pequena parte dos colaboradores relata algum nível de ansiedade e o desejo de retornar à antiga rotina de trabalho. O que faz falta é realmente o contato humano. No Genesis, buscamos sempre oferecer momentos mais descontraídos, promovendo vídeo chamadas compostas de cafés virtuais e até happy hour para manter o espírito de equipe e a união, pensando também na preservação da saúde emocional de todos”, reforça Andrea.

A atenção com os colaboradores que não estão trabalhando em casa deve ser a mesma. No caso do GenesisGroup, cerca de 1.300 pessoas fazem parte das operações que não podem parar e estão no campo para atender às demandas dos clientes. Além da proteção básica, com o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como luvas e máscaras e álcool gel, a empresa oferece um número de telefone específico para os colaboradores relatarem qualquer anormalidade ou sintoma da doença.

A empresa implantou também protocolo de atendimento de todos os casos suspeitos, que segue as diretrizes do Ministério da Saúde. O monitoramento tem se mostrado efetivo, pois desde o início da implementação não houve confirmação de nenhum caso da doença entre os colaboradores.

“Um dos grandes desafios do departamento de RH durante a pandemia é garantir que os colaboradores tenham a percepção de que, mesmo a distância em alguns momentos, continuamos focando o nosso trabalho nas pessoas, no nosso capital intelectual. É ele quem representa o maior patrimônio que a empresa pode ter”, ressalta a diretora de RH da empresa.

 

 

 

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta