Agro&Negócio: Do combate ao mofo-branco à ampliação da assistência digital

Ricardo Wegrzynovski (Weg)

Ouça a coluna clicando aqui

Combate ao mofo-branco

 A Bayer tem divulgado que o problema do mofo-branco na soja tem sido resolvido com a aplicação do fungicida Serenade. Mas atenção, os pesquisadores afirmam que é preciso usar o produto de forma “preventiva”. Os técnicos garantem que na soja a “aplicação preventiva do agente de biocontrole reduziu significativamente a doença”. Em resumo, o fungicida deve ser aplicado antes da infecção do fungo. A Bayer destaca ainda que, para o controle de mofo-branco em culturas como algodão, soja, feijão e girassol, as aplicações devem ser iniciadas o mais cedo possível, via pulverização ou esguicho (drench). Ao aplicar desta forma, o produto atinge o caule e o solo.

Syngenta TV

 A Syngenta entrou de cabeça no mundo digital. A gigante com sede na Suíça, mas com forte base no Brasil, lançou uma plataforma com mais de cem vídeos sobre o uso de tecnologias no campo. A Syngenta deu atenção especial para as sementes da Nidera. O chamado “Dia de Campo Virtual” apresenta o portfólio de sementes para as mais diversas regiões brasileiras. Em resumo, os técnicos da Syngenta focaram na soja e no milho. Os vídeos são rápidos e didáticos. Ou seja, sem enrolação, os técnicos falam das sementes Nidera e destacam as melhores opções para os produtores. Para acessar basta digitar o termo Nidera Sementes, seja no Youtube, Facebook ou Instagram.

Destacamos um dos vídeos, gravado na abertura pelo gerente de comunicação da marca Nidera, Nélio Reis. No vídeo, o engenheiro agrônomo Lucas Pereira, de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, fala de dois tipos de sementes de soja. Em especial para a abertura de plantio. Olha que o pessoal da agronomia tem se saído bem nos vídeos. Vale a pena conferir.

Acompanhe o vídeo neste link: https://youtu.be/brtycFBBFqo

Coamo

 A Coamo lançou recentemente quatro novos sabores de misturas para bolos da marca Coamo Linha Fácil: fubá, neutro, cenoura e milho cremoso. Os novos produtos chegaram aos pontos de vendas com novo layout. Para acompanhar a transformação, os demais bolos da linha – chocolate, pão de ló, baunilha, laranja, aipim e coco – também foram renovados e estão com o visual já consagrado e com mais destaque nas gôndolas dos supermercados.

Central Bela Vista

 Após três anos do início das operações em sua nova sede em Botucatu (SP), a Central Bela Vista segue investindo em infraestrutura, capacitando sua equipe e buscando o que há de melhor em tecnologia, além de registrar excelentes resultados, com projeção de crescimento de 20% para este ano. De junho de 2017 até agora, a empresa coletou sêmen de cerca de 1.200 reprodutores de diversas raças para o fomento da genética no Brasil e exterior, tendo produzido mais de 8,5 milhões de doses. A expectativa é que a Central Bela Vista receba 450 reprodutores em 2020.

 NA LIDA

 Consultoria agronômica

O engenheiro agrônomo Luiz Henrique Kasuya (foto), que atua em mais de 200 mil hectares de lavoura com o trabalho de consultoria agronômica, tem ampliado o atendimento digital. Kasuya usa todas as ferramentas possíveis para falar com os agricultores, desde WhatsApp atéas transmissões ao vivo pelas redes sociais. Mas Kasuya e sua equipe não abrem mão de ir às fazendas pegar na terra. O paranaense radicado na região do Matopiba tem feito as produções aumentarem significativamente nos mais de 30 anos de serviços prestados. Em síntese, a consultoria agronômica é um trabalho fundamental, pois ajuda o agricultor a aumentar a produtividade, com atenção para o caso a caso. O acompanhamento da lavoura por técnicos independentes e focados em alta tecnologia com certeza traz mais produtividade. É fato.

Contatos:

agroemdia@gmail.com 

ricardowegjornalista@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta