Crédito rural: Webinar orienta produtor a recusar venda casada imposta por bancos

Os agricultores e pecuaristas terão uma oportunidade de saber como se prevenir contra exigências bancárias para compra de produtos e serviços que encarecem a contratação de crédito agrícola.  É o webinar “O produtor rural e o combate à venda casada”, que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove nesta segunda-feira 20, a partir das 10h, pelo Youtube.

A iniciativa, resultado de parceria do Mapa com Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), objetiva informar o produtor sobre como identificar e se proteger da venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

A venda casada ocorre quando a instituição financeira condiciona a liberação do crédito à aquisição de outros produtos financeiros, como títulos de capitalização, consórcios e seguros estranhos à atividade financiada. Para o consumidor, é importante entender e identificar as formas de venda casada, além de saber como e onde denunciar essa prática.

O webinar também tem o apoio da Central Regional das Organizações da Agricultura Familiar (Ceaf), Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Brasil (Confetraf), da Confederação Nacional dos Trabalhadores Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (Contraf Brasil) e da Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil (Conaf).

SERVIÇO:

Webinar “O produtor rural e o combate à venda casada”

Data: 20 de julho

Hora: 10h (horário de Brasília)

Acessos: bit.ly/vendacasada-mapa e bit.ly/vendacasada-mjspo

Do Mapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta