Óleo essencial de ponkan gera renda extra para produtores do Vale do Ribeira

Rose Bezecry, da Cativa Natureza, parceira dos produtores de ponkan de Cerro Azul – Foto: Paula Martins/Divulgação

Dos pomares do município de Cerro Azul, na Região do Vale do Ribeira, no Paraná, não saem apenas ponkans carnudas e saborosas. Deles, também está sendo extraído o óleo essencial de tangerina verde usado na aromaterapia e em massagens. A atividade representa um acréscimo na renda dos produtores e gera matéria-prima para a indústria de cosméticos.   

A produção de óleo essencial feito a partir da casca da ponkan é resultado de parceria entre a cooperativa Copavale e a empresa de cosméticos Cativa Natureza. A cooperação consiste na fabricação e venda dos frutos do raleio das árvores de ponkan, símbolo de Cerro Azul e motor da economia do município.

Segundo o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), o município tem cerca de 3.100 hectares plantados da fruta, com safra anual de 50 mil t, que representam 50% do cultivo da fruta no estado e 7% da produção nacional. A colheita é utilizada na comercialização in natura ou na produção de sucos por agricultores do Vale do Ribeira.

“Sabíamos que Cerro Azul tem esse projeto do suco da fruta. Já usamos a tangerina vermelha e queríamos ter no nosso portfólio a tangerina verde também. Foi então que pensamos em reaproveitar o raleio na produção do óleo essencial da ponkan para a produção do óleo essencial”, conta Rose Bezecry, fundadora da Cativa Natureza.

Sustentabilidade

A transformação da casca em óleo essencial agrega valor à cadeia produtiva, gerando mais renda aos produtores e sustentabilidade, diz Debora Aparecida Nascimento, presidente da Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária do Vale do Ribeira Paranaense (Copavale), formada por 53 famílias de produtores.

“A união entre a Copavale e a Cativa possibilitou um avanço na busca por agregação de valor e tecnologia na cadeia produtiva da fruta. Essa parceria representa uma nova fonte de renda para os agricultores em um período fora de safra, tanto pela venda do raleio quanto pela participação no lucro obtido com a venda do produto final”, acrescenta Debora.

Os frutos utilizados na produção do óleo são obtidos no raleio, etapa em que é feita uma classificação e retirada do excesso de frutas produzidas numa planta. Antes da parceria com a indústria, a técnica não era comum no cultivo.

“O trabalho também promoveu práticas que possibilitaram a melhoria da qualidade da fruta para comercialização in natura, bem como o manejo da produção devido aos ganhos agronômicos e, ao mesmo tempo, gerou renda por meio da venda dos frutos retirados no raleio”, diz a presidente da Copavale.

Óleo essencial de ponkan tem propriedades antioxidante e regenerativa da pele e cabelo – Foto: Paulo Martins/Divulgação

Cosméticos orgânicos

De acordo com o consultor do Sebrae/PR Ivan Silva Evangelista, a iniciativa de unir a produção da empresa de cosméticos orgânicos e veganos com o trabalho dos produtores do Vale do Ribeira visa a potencialização da cadeia da fruticultura, que torna o processo sustentável para ambas.

“A aproximação entre o setor privado e a cooperativa oferece condições dos produtores de agregar valor à cadeia produtiva, possibilitando o incremento da inovação e tecnologia no sistema. Isso reflete na melhoria da qualidade de vida e exercita a prática do comércio justo e da cooperação”, ressalta Evangelista.

A fruta, também conhecida mexerica e bergamota, tem aroma inconfundível e diversas propriedades. O óleo essencial tem vitamina C, que é antioxidante; vitamina A, responsável por regenerar pele e cabelo; vitamina B1, que ajuda na função cerebral, atenção e pensamento; e ainda a vitamina B6, que previne distúrbios nervosos.

O óleo essencial de Tangerina Verde já está sendo comercializado nas lojas ou no site da empresa. O produto está à venda a R$ 35,90 em vidro de 10ml. Conforme a Cativa, a instrução para utilização é na aromaterapia e para massagens através de óleo carreador, usado para diluir o óleo essencial para que então ele possa ser utilizado na pele.

Da Agência Sebrae

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta