Índice de preços ao produtor sobe 5,2% em julho, segundo o Cepea

Foto: Ana Maio/Embrapa

O IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) registrou, em julho, alta nominal de 5,2% frente a junho. Segundo pesquisadores do Cepea, o resultado do Índice geral reflete o movimento de avanço observado em todos grupos de produtos acompanhados, com destaque para o IPPA-Pecuária, que registrou aumento de 7,7%; seguido pelo IPPA-Hortifrutícolas, de 5,6%; pelo IPPA-Grãos, de 4,9%; e pelo IPPA-Cana e café, com crescimento de 0,3%.

No caso da pecuária, o resultado foi impulsionado pelas valorizações observadas para o boi gordo, leite, suínos e frango vivo.

Já o avanço dos hortifrutícolas refletiu a alta nos preços da banana e da laranja.

Nos grãos, o preço da soja, que possui o maior peso relativo na composição do índice geral, teve elevação considerável, seguido pelo do milho e também do arroz.

Por fim, o índice composto por cana-de-açúcar e café, que passou a integrar o IPPA/CEPEA a partir de junho, contrapôs a elevação no café e o recuo na cana.

Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos industriais, calculado e divulgado pela FGV, teve alta de 2,95% – logo, de junho para julho, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta