Apesar da pandemia, frota aeroagrícola deve crescer 3% este ano, prevê Sindag

Gabriel Colle, diretor-executivo do Sindag – Reprodução

Mesmo com a pandemia do coronavírus, a frota aeroagrícola do país deve crescer cerca de 3% este ano, de acordo com projeção apresentada nesta segunda-feira 31 pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), durante entrevista virtual.

Segundo o diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, a projeção se baseia em sondagens feitas com representantes dos fabricantes de aeronaves agrícolas no Brasil e nos Estados Unidos.

O percentual é menor do que os 3,99% de crescimento verificado em 2019 – quando o Brasil chegou a 2.280 aeronaves agrícolas. “Mas estamos otimistas e esperamos que esse número se concretize”, destacou Colle.

O Brasil segue com a segunda maior frota aeroagrícola do mundo, atrás dos EUA, que têm cerca de 3,6 mil aeronaves.

Câmbio

Colle citou ainda a paralisação da compra de aeronaves na primeira metade do ano (causada especialmente pela alta do dólar a partir de março) e a retomada nesta segunda metade do ano.

A partir de números preliminares obtido com a empresas fabricantes de aeronaves, a estimativa é de que a frota nacional possa chegar a 2.350 aeronaves até o começo do ano que vem, assinalou Colle.

O executivo também falou sobre as principais ações do Sindag na preparação do setor, ainda durante este ano, para o enfrentamento da pandemia. Ele ressaltou o foco no aprimoramento da gestão das empresas associadas e as expectativas quanto ao Congresso da Aviação Agrícola do Brasil em 2021 (ano do centenário do setor no mundo).

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta