SC: Queijo serrano é o primeiro produto artesanal a receber o Selo Arte

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom Gov. SC

O estado de Santa Catarina começou a entrega do Selo Arte para produtos artesanais. O primeiro produto a receber a certificação foi o queijo serrano produzido pela família Zanelato, no município de Bom Retiro. Com o selo, o queijo poderá ser comercializado em todo o país.

O selo arte permite ao produtor expandir mercado para seus produtos e comercializar com segurança, enfatiza o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC, Ricardo de Gouvêa.

“O selo é um reconhecimento ao trabalho do produtor, que agora vai poder vender seus produtos com mais segurança. Oferecer oportunidades como essa é incentivar a família a permanecer no campo, produzindo com mais qualidade de vida”, afirmou Gouvêa.

O Selo Arte é a realização de um antigo sonho de produtores artesanais de todo o Brasil. Ele permite que produtos como queijos, embutidos, pescados e mel possam ser vendidos livremente em qualquer parte do território nacional, eliminando entraves burocráticos.

“Para os consumidores, é uma garantia de qualidade, com a segurança de que a produção é artesanal e respeita as boas práticas agropecuárias e sanitárias”, diz em nota do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Para ser considerado artesanal, o produto deve ser submetido ao controle do serviço de inspeção oficial (municipal, estadual ou federal), ter fabricação individualizada e genuína, que mantenha a singularidade e as características tradicionais, culturais ou regionais.

O secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke, participou da entrega do primeiro selo arte em SC.

*Com informações do Mapa e do governo de SC

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta