IICA contrata consultoria para planejamento estratégico do polo de fruticultura do DF

Foto: IICA/Diuvlgação

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) anuncia edital para contratação de serviços de consultoria pessoa jurídica para o desenvolvimento e estruturação do planejamento estratégico do Polo de Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal (DF), com plano de comunicação e um piloto de plataforma interativa de difusão de informação pública, acompanhamento e avaliação, como ferramentas de implementação do “Polo Modelo”.

A contratação ocorre por meio do Projeto de Cooperação Técnica BRA/IICA/13/001 – Interáguas -, cuja execução nacional está a cargo do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A ação integra a iniciativa Rotas de Integração Nacional, instituída pela Portaria MI nº 80/2018, desenvolvida e implementada pela Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU).

O projeto contribui para a concretização dos objetivos da Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). Um dos objetivos do PNDE é identificar e incentivar cadeias produtivas estratégicas, economicamente inclusivas e ambientalmente sustentáveis nos territórios prioritários. O público-alvo da iniciativa Rotas são os pequenos e médios empreendedores rurais.

 

Segundo o Plano Diretor de Agricultura Irrigada do DF (PDAI-DF), há um déficit da produção de frutas, como um todo e sobre o consumo domiciliar, de 37.768 toneladas. A estimativa de consumo total acresce 31,2% à aquisição domiciliar. Assim, haveria um déficit agregado de produção de 34.006 toneladas, na RIDE, e de 58.237 toneladas, no Distrito Federal.

Os produtos no DF, cujas demandas locais são maiores do que as produções, são abacaxi, laranja, mamão, manga, morango e uva. A eliminação desse déficit, com as produtividades de 2016, exigiria um plantio adicional de 1.358 hectares. Importante ressaltar que, no atual quadro da escassez de água, tendo o DF recém-saído de uma aguda crise hídrica, a demanda crescente de água para consumo populacional e produção agrícola requer o uso de ferramentas de planejamento, gestão e uso sustentável dos recursos naturais, fundamentais para gerar ciclos virtuosos crescimento, produção e renda.

É neste contexto que o planejamento estratégico para o desenvolvimento de um Polo de Fruticultura para a Ride – DF vai ao encontro de estudos desenvolvidos no âmbito da Codevasf, da Embrapa, da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do DF (SFA/DF) e de outras instituições envolvidas nesta iniciativa.

Adicionalmente ao Plano Estratégico de Desenvolvimento do Polo de Fruticultura da Ride – DF deverá estar associado a um Plano de Comunicação e o desenho de piloto de Plataforma Interativa de Difusão de Informação Pública, como ferramentas de implementação do “Polo Modelo”. O Plano de Comunicação e o desenho da plataforma serão ferramentas de facilitação e alcance dos diversos públicos/beneficiários a serem mobilizados: gestores, articuladores, líderes, empresários e produtores, é uma particularidade do Polo de Fruticultura de Ride-DF.

As propostas deverão ser entregues até a data, horário e local abaixo, quando e onde ocorrerá a reunião de recebimento e abertura de Propostas para o certame, que será realizada em sessão privada.

Clique aqui para ler o Edital completo

Objeto da contratação: Serviços de consultoria pessoa jurídica para o desenvolvimento e estruturação de planejamento estratégico do “Polo de Fruticultura da Ride-DF”, no contexto da rota da fruticultura, contendo: plano de comunicação, com piloto de plataforma interativa de acompanhamento e avaliação.

Recebimento e abertura:  22/10/2020

Hora: 10h (horário de Brasília)

Local: SHIS QI 05, CHÁCARA 16, Lago Sul – CEP 71600-530 – Brasília-DF

Tipo: técnica e preço

Prazo para questionamento: até as 17h do dia 1/10/2020

Prazo para respostas: até as 17h do dia 13/10

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta