Agropecuária

Embrapa: Nova cultivar de arroz incentiva cultura em regiões de sequeiro

Foto: José Colombari/Embrapa

O Programa de Melhoramento Genético de Arroz da Embrapa, em parceria com outras organizações, disponibiliza uma nova cultivar de arroz de terras altas: a BRS A502. Com ciclo de até 110 dias, ela se destaca com altas produtividades. Seus estudos tiveram início em 2002, desenvolvidos em Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Maranhão e Piauí.

Além da produtividade, a BRS A502 apresenta diversas características positivas, tanto para manejo, quanto para o mercado. Rusticidade; resistência intermediária à brusone, mancha de grãos e escaldadura; e qualidade de grãos são os principais destaques da cultivar.

As avaliações para resistência à brusone foram realizadas nos campos experimentais da Embrapa e no Viveiro Nacional de Brusone (VNB), conduzido em rede por fitopatologistas integrantes das equipes públicas de melhoramento de arroz do Brasil.

De acordo com José Manoel Colombari Filho, coordenador do programa nacional e pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, a BRS A502 apresenta média de produtividade 4.029 kg/ha e potencial produtivo de 9.075 kg/ha.

Além disso, acrescentou ele, a nova cultivar demonstra resistência ao acamamento, com plantas de porte mais baixo e presença de stay green, que é a senescência tardia da planta na maturação dos grãos.

A cultivar também permite adoção em diversas condições de cultivo, incluindo rotação e sucessão de culturas em áreas sob agricultura intensiva (terras velhas). Ideal para o Norte, Centro-Oeste e Nordeste do País, ela pode ser produzida nas principais regiões de arroz de terras altas.

A alta qualidade dos grãos é determinante para a boa aceitação do mercado, conforme Rodrigo Sérgio, analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão, pois influencia no valor de comércio e na compra do produto pelo consumidor.

Os grãos beneficiados da BRS A502 são da classe longo fino e baixa intensidade de grãos gessados. Com alta estabilidade de rendimento de grãos inteiros (média 67%) e renda de média 74%, a nova cultivar despertou o interesse da indústria, que já está trabalhando com ela nas prateleiras.

A Embrapa traz, com a BRS A502, grande contribuição para o fortalecimento da cadeia produtiva do arroz de terras altas, oferecendo ao produtor mais segurança para atingir seus objetivos, além de propiciar aos consumidores mais exigentes, um produto capaz de satisfazê-los. O lançamento da cultivar ocorrerá no dia 26 de novembro de 2020, às 10h, no canal da Embrapa do YouTube.

Clique aqui para mais informações sobre a cultivar.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading