Jovens da agricultura familiar capixaba vencem concurso de melhor café do país

Foto: Contag/Divulgação

A família Pimenta, do Sítio Escondica, no município de Venda Nova do Imigrante (ES), aposta na sucessão rural, ou seja, na transferência da experiência dos pais para que os filhos assumam a propriedade agrícola. E os filhos Luiz Ricardo, 20 anos, Luiz Henrique, 24, e José Luiz Bozzi Pimenta de Sousa, 27, estão surpreendendo com a qualidade que estão agregando à produção. Tanto que o café produzido pela família foi eleito o melhor do Cup of Excellence – Brazil 2020. Além disso, venceu a fase internacional do concurso.

Foram mais de 900 amostras de café na primeira inscrição. Depois, foram selecionados os 100 melhores. Em seguida, houve a escolha das 35 melhores amostras de cafés especiais, entre as quais foram eleitas as vencedoras do concurso. O prêmio já está dando retorno positivo. Dois lotes, sendo um com 6 sacas de 30 kg e outro com 5 sacas de 30 kg, foram vendidos a um preço médio de 39,5 dólares por libra peso, ou seja, bem acima do mercado.

Segundo especialistas, o café produzido pela família Pimenta é um produto único. É um café arábica, tipo catucaí, que apresenta um sabor com gosto de melado de cana e frescor que lembra melão. Foi o único café que atingiu 90 pontos.

O interesse dos irmãos pelo concurso surgiu em 2017, quando Venda Nova do Imigrante sediou a edição naquele ano. Desde então, eles vêm se empenhando na melhoria da qualidade da sua produção para conseguir um lote com condições para competir.

Luiz Ricardo, o irmão mais novo, é formado em Técnico em Agropecuária pela Escola Família Agrícola (EFA) e vem buscando, com os irmãos, mais conhecimento junto à EFA e ao Instituto Federal (IFES).

“Esse prêmio é um retorno do nosso investimento no estudo, a exemplo da nossa procura por novas tecnologias através do IFES, que nos ajudou muito nas questões tecnológicas diretamente ligadas à cafeicultura, como na de processamento. E também na EFA, onde fiz o curso Técnico em Agropecuária, que me ensinou muito sobre manejo, valorização do solo e valorização da planta. Esse prêmio é o reconhecimento dessa valorização, desse empenho nos estudos e no desempenho da nossa propriedade.”

“Copa do Mundo dos Cafés Especiais”

O jovem produtor acrescenta: “Esse prêmio é o ápice na questão de qualidade de cafés especiais no Brasil. Para nós, é como se fosse a Copa do Mundo de Cafés Especiais. Essa conquista agrega muito na nossa propriedade, no nosso município e no nosso estado. Portanto, é uma satisfação muito grande poder representar a família de uma forma geral, principalmente o pai e a mãe, pois eles confiaram no nosso trabalho.”

O jovem destaca ainda a importância do incentivo dos pais. “Eles estão fazendo a prática da sucessão rural, algo interessante para nós, pois nos instiga a buscar sempre o melhor. A juventude rural é assim, com oportunidade nas mãos busca fazer com o máximo de excelência possível para ter um futuro promissor.”

A família Pimenta participa ativamente do movimento sindical e conta com o apoio do STTR de Venda Nova do Imigrante/ES, da Fetaes e da Contag. “Somos associados ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que vem apoiando a nossa família e toda a comunidade em várias questões”.

A secretária de Jovens da Fetaes, Taiza Medeiros, está orgulhosa pelo prêmio recebido pelos jovens cafeicultores do ES. “Estão levando o nome da juventude rural capixaba e da agricultura familiar para esse concurso. Esses jovens são exemplos e estão trabalhando a sucessão rural, tema que hoje temos debatido muito, sem contar a diversificação que eles têm na propriedade.”

A secretária de Jovens da Contag, Mônica Bufon, que também é produtora de café no Espírito Santo, assinala que esse exemplo pode incentivar outros(as) jovens a permanecer no campo, produzindo com qualidade de vida. “É um grande orgulho ver esses jovens que estão dando exemplo de sucessão rural, trabalhando a organização da produção com toda a família.”

Segundo a dirigente da Contag, manter a juventude no campo é um grande desafio e exemplos como o da família Pimenta são inspiradores. “Eles são um grande exemplo para a juventude rural de todo o país. Precisamos incentivar os jovens para que possam ficar no campo, fazendo a sucessão rural e cuidando também do meio ambiente”, destacou Mônica.

*Com informações da Contag

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: