Presidente da França ataca soja brasileira e defende produção na Europa

“Continuar a depender da soja brasileira seria ser conivente com o desmatamento da Amazônia”, afirmou nesta terça-feira 12, em sua conta oficial no Twitter, o presidente da França, Emmanuel Macron. Ele defende que a Europa substitua as compras da oleaginosa do Brasil pela produção europeia.
“Nós somos coerentes com nossas ambições ecológicas, estamos lutando para produzir soja na Europa”, acrescentou Macron, informa o Estadão Conteúdo.
Continuer à dépendre du soja brésilien, ce serait cautionner la déforestation de l'Amazonie.
Nous sommes cohérents avec nos ambitions écologiques, nous nous battons pour produire du soja en Europe ! pic.twitter.com/CORHnlIp8E— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) January 12, 2021
A publicação é acompanhada de um vídeo, no qual Macron reforça a necessidade de “não depender mais” da soja brasileira e produzi-la no continente europeu.
A declaração, observa o Estadão Conteúdo, é dada no momento em que a União Europeia e o Mercosul negociam um acordo comercial.
Na avaliação de algumas autoridades europeias, a atual política ambiental brasileira é um entrave ao avanço das negociações para conclusão do acordo comercial.
Pingback:Abiove contesta Macron: Soja da Amazônia do Brasil “é livre de desmatamento” | AGROemDIA