Índice de preços ao produtor por grupos de produtos sobe 6% em janeiro

Foto: Wenderson Araujo/CNA

No primeiro mês deste ano, o IPPA/CEPEA (Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários) registrou alta de 6%, em termos nominais, frente a dezembro de 2020. O resultado do Índice geral reflete as variações positivas do IPPA-Grãos (que avançou 11,3%), do IPPA-Cana-Café (que subiu 3,3%) e do IPPA-Pecuária (aumento de 1,6%). Por sua vez, o IPPA-Hortifrutícolas recuou 9,2%.

Segundo pesquisadores do Cepea, o resultado para o Índice de grãos reflete o desempenho de todos os itens que compõem a cesta, com exceção do arroz, que registrou queda frente a dezembro.

Já na pecuária, o desempenho do índice é atribuído ao avanço nos preços do boi gordo, visto que todos os demais produtos registraram quedas, ainda que sutis, em janeiro.

Para os hortifrutícolas, houve recuo importante nos preços da banana e da uva e, mais sutilmente, da batata; já tomate e laranja se valorizaram.

Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, teve alta de 4,2% – logo, de dezembro para janeiro, os preços agropecuários subiram frente aos industriais da economia.

Do Cepea

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: