Gadolando apresentaa ao Mapa projeto para qualificar produção de leite

Diretoria da Gadolando com o secretário Fernando Schwanke (de preto), do Mapa – Foto: Divulgação

Um projeto voltado ao aumento da qualificação do rebanho leiteiro e da produção de leite foi apresentado pela Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), nesta sexta-feira (5), ao secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fernando Schwanke.

“Mostramos que se formos pelo lado de registro, controle genealógico, controle leiteiro e classificação morfológica, podemos produzir mais com menos animais”, diz o presidente da Gadolando, Marcos Tang. Durante a reunião, acrescentou, a associação apresentou as atividades que executa e a diferença entre o gado holandês registrado na sua produtividade em nível nacional e a vaca comum considerada pelo IBGE.

Segundo Tang, o projeto visa incentivar os produtores a implementar atividades técnicas de capacitação e registros dos animais e os controles. “Entregamos um projeto para que possamos incrementar as ações técnicas dentro da porteira, lá na casa do produtor, desde o início.” A proposta contempla o registro da terneira, o controle, o acompanhamento e a sanidade.

De acordo com o presidente da Gadolando, a proposta foi bem recebida e será analisada pelo Mapa para posterior implementação.

O momento da cadeia láctea e as dificuldades enfrentadas pelos produtores de leite também foram relatadas a Schwanke e discutidas medidas para fazer com que o setor seja menos vulnerável.

Além de Tang, participaram do encontro o superintendente técnico da Gadolando, José Luiz Rigon, e o deputado Estadual Edson Brum (MDB).

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: