Abiove atualiza números e projeta safra de soja em 134,8 milhões de t

Foto: Mônica Marli/IBGE

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) divulgou nesta terça-feira (16) a atualização das projeções para a safra 2021 do complexo soja brasileiro. A expectativa é de uma produção ainda maior do que o previsto anteriormente, com a produção de 134,8 milhões de toneladas de soja.

A safra recorde, conjuntamente com as atualizações os estoques iniciais, garante que haverá oferta suficiente para atender à crescente demanda pelos produtos do complexo soja nos mercados interno e externo, com a moagem de 47 milhões de toneladas, e exportação de 84 milhões de toneladas.

Também estão previstos o aumento das exportações de farelo de soja para 17,1 milhões de toneladas e o crescimento do consumo doméstico de óleo de soja para 9,2 milhões de toneladas, o qual inclui a mistura B13 de março a dezembro.

Os dados de 2020, antes amostrais, foram atualizados para a totalidade do setor. Ao todo foram produzidos 128 milhões de toneladas de soja, número ainda mais positivo do que os observados nas previsões. O salto no número é fruto de atualizações nos estoques iniciais de 2020 e, consequentemente, de 2021. Tal ajuste resultou em um esmagamento total no ano de 2020 de 46,8 milhões de toneladas, um aumento de 3% em relação as últimas projeções divulgadas, que comprova o esforço da indústria para atendimento da demanda interna por óleo de soja, farelo e biodiesel.

Outra informação importante do estudo é que os valores relativos à variável “sementes/outros” foram recalculados a partir do ano de 2010 e as exportações de farelo de soja e óleo de soja anteriores a 2019 foram atualizadas conforme os números do Ministério da Economia.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: