Câmara dos Deputados debate os desafios da agricultura familiar

Foto: Divulgação

A pedido do deputado Heitor Schuch (PSB/RS), a Câmara Federal realizará sessão especial, nesta quarta-feira (11), às 10h, para tratar dos desafios da agricultura familiar no país. Chamado de Comissão Geral, o evento ocupará o espaço de uma sessão plenária, aberta não só a manifestações de parlamentares, mas também de lideranças, entidades, instituições e órgãos governamentais. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já confirmou participação.

Os congressistas participarão de forma presencial, e os convidados, de modo remoto. O evento será transmitido pela TV Câmara. A Comissão Geral faz parte da programação da Semana Nacional da Agricultura Familiar, cuja primeira edição deste ano foi realizada de 19 a 24 de julho, com uma série de ações promovidas pela Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e Federações dos Trabalhadores na Agricultura (Fetags) em todo país. Entre elas, doação de alimentos, pedágios solidários, carta de reivindicações aos governos, encontros com entidades políticas, publicidade nos meios de comunicação e debates virtuais.

A data foi criada pela Lei 13.776/18, de autoria do deputado Schuch, e deverá entrar para o calendário oficial de eventos agrícolas do Brasil. A ideia é que se repita a cada ano e seja um espaço para a celebração e divulgação da agricultura familiar.

Além de discutir os gargalos enfrentados pelo setor, aa Semana Nacional da Agricultura Familiar busca dar visibilidade à pequena propriedade e aproximar o público urbano do rural. “O consumidor precisa saber de onde vem a sua comida, conhecer a realidade de quem a produz e, especialmente, valorizar essas pessoas”, diz Schuch.

“Nesse sentido, a sessão especial da Câmara será de extrema importância para nosso propósito de evidenciar a agricultura familiar, colocando-a em um dos palcos políticos mais importantes do país”, acrescenta.

Também estarão presentes na comissão geral representantes de FAO, Confederação das Organizações de Produtores Familiares do Mercosul, Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, Contag, Embrapa, União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária. (Unicafes), entre outras entidades.

Importância de setor

A agricultura familiar responde por 70% da produção de toda a alimentação que vai à mesa dos brasileiros. É responsável por mais de 70% dos empregos no campo e por cerca de 50% da produção agropecuária, respondendo por 67% da mão de obra ocupada no meio rural. Dos 5.073.324 estabelecimentos agropecuários contabilizados pelo IBGE no país, 77% são da agricultura familiar. Eles ocupam 23% da área total de terra e produzem mais de 50% dos componentes da cesta básica nacional.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: