Pela 1ª vez, Embrapa Gado de Leite é chefiada por uma mulher

Foto: Divulgação/Embrapa

A Embrapa Gado de Leite tem novo comando. Pela primeira vez, a unidade da empresa está sob a coordenação de uma mulher. É a pesquisadora Elizabeth Nogueira Fernandes, graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado e doutorado em Ciência Florestal pela mesma instituição e pós-doutorado em Economia do Meio Ambiente pela Unicamp. Ela substitui Paulo do Carmo Martins, que estava à frente da Embrapa Gado de Leite desde 2014.

Elizabeth Fernandes tomou posse na última quinta-feira (2). A cerimônia ocorreu de forma virtual e contou com a participação do presidente da Embrapa, Celso Moretti, e diretores executivos da empresa, além do pesquisador e professor Paulo do Carmo Martins, ex-chefe geral da unidade.

Pesquisadora da Embrapa desde 1994, Elizabeth Fernandes ressaltou a importância social e econômica da cadeia produtiva do leite para o Brasil. Seu plano de trabalho como chefe-geral se apoia em três eixos: desenvolvimento; gestão de pesquisa, desenvolvimento e inovação e visão estratégica de inovação e negócios, com destaque para:

– Mapear competências e valorizar pessoas para formação de um time de alta performance;

– Estabelecer processo de priorização de temas estratégicos de PD&I de forma a alinhar pessoas e organizações às diretrizes estabelecidas;

– Estabelecer estratégias direcionadas para a prospecção e captação ativa de recursos;

– Estimular pesquisas compartilhadas para a geração de soluções de inovação;

– Fortalecer e direcionar ações com visão de negócio e atração de parcerias visando ampliar as fronteiras físicas de atuação da unidade;

– Estruturar processo de gestão e comunicação do portfólio de ativos para melhor posicionamento mercadológico.

Tomaram posse junto com Elizabeth Fernandes os chefes-adjuntos de Administração, Adriana Façanha; de Pesquisa & Desenvolvimento, Marco Antônio Machado; e de Transferência de Tecnologia, Dênis Rocha. A cerimônia de posse pode ser vista no Youtube pelo link: https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox.

Meritocracia

Em seu pronunciamento durante a posse, Moretti ressaltou a meritocracia no processo de seleção dos chefes-gerais da Embrapa, parabenizando a nova gestora, que concorreu com outros dois candidatos de altíssimo nível numa seleção pública e transparente.

Já Paulo Martins fez um resgate do tempo em que esteve à frente da unidade, contribuindo com a transformação digital do setor por meio de ações como o Ideas for Milk, residência zootécnica digital e a criação do Silo de Inovação Aberta.

Tanto ele quanto Moretti afirmaram que o modelo ESG (traduzido do inglês Governança Ambiental, Social e Corporativa) veio para ficar e que a sustentabilidade marca a terceira revolução agrícola pela qual o mundo está passando. “A agricultura de baixo carbono já é uma realidade”, destacou Moretti.

Da Embrapa Gado de Leite

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: