Expoabra divulga resultados da 5ª Prova de Leite a Pasto da Embrapa Cerrados

Foto: Breno Lobato/Embrapa

A Embrapa Cerrados (DF) divulgará, na próxima segunda-feira (13), a partir das 14h, os resultados da “5ª Prova Brasileira de Produção de Leite a Pasto do Zebu Leiteiro no Centro de Tecnologias de Raças Zebuínas Leiteiras (CTZL)”. Serão anunciadas as premiações das novilhas mais bem classificadas nessa avaliação e os melhores animais da edição anterior da prova.

O evento integra a programação da Expoabra Digital 2021, exposição online com transmissão na página oficial (https://expoabra.com.br/), diretamente do Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília, de 13 a 18 de setembro. A apresentação da Embrapa Cerrados será realizada no Tatersal Joaquim Roriz. Cerca de cinco das novilhas premiadas na 5ª Prova serão exibidas no curral ao lado do auditório montado para o evento.

“Vamos conversar com os criadores e mostrar como a análise morfológica participa do índice fenotípico e como ela pode ser utilizada para a mensuração e identificação de animais com aptidão leiteira”, informa o pesquisador Carlos Frederico Martins, coordenador da avaliação zootécnica.

Prova

Promovida desde 2015 e coordenada pela Embrapa Cerrados e pela Associação Criadores de Zebu do Planalto (ACZP), a prova zootécnica busca o melhoramento genético das raças zebuínas com aptidão leiteira por meio da identificação de matrizes em grupos de animais contemporâneos de cada raça que apresentem potencial genético para a produção de leite a pasto.

Com duração e 12 meses, sendo dois de adaptação e 10 de avaliação, a prova identifica as melhores novilhas das raças zebuínas leiteiras participantes e seus cruzamentos que, em 305 dias de lactação em pasto rotacionado com suplementação, se destacarem nos atributos produção de leite, reprodução, idade ao parto, qualidade do leite, persistência de lactação e avaliação morfológica.

Assista ao vídeo: https://youtu.be/1hM9g8jN5bE.

Na 5ª edição da prova, participaram 17 novilhas da raça Gir Leiteiro de criadores do Brasil Central. Os animais pariram entre janeiro e fevereiro de 2020 e foram avaliados entre fevereiro e novembro daquele ano. Já a 4ª Prova foi realizada em 2019 e os resultados apresentados em setembro de 2020 (saiba mais em https://bit.ly/3E25oL5). Mas a premiação dos animais não foi realizada devido à pandemia da covid-19.

No momento, a 6ª edição da prova está em andamento no CTZL e a 7ª edição ainda está com inscrições abertas. Acesse o regulamento aqui: https://bit.ly/3zTmN6m.

Da Embrapa Cerrados

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: