MT: Patrulhamento rural recupera 81 cabeças de gado em Tangará da Serra

Foto: Divulgação/Famato

Uma operação do patrulhamento rural georrefenciado resultou na recuperação de 81 cabeças de gado, na prisão em flagrante de dois homens e na apreensão de dois caminhões e duas armas de fogo. Segundo a Polícia Militar (PM), quatro dos animais foram encontrados mortos. A ação policial ocorreu no domingo (17), no Assentamento Antônio Conselheiro, nas rodovias estaduais MT-358 e MT-339, no município de Tangará da Serra. 

O tenente-coronel Vanilson da Silva Moraes, comandante do Batalhão da Polícia Militar em Tangará da Serra, informou que o boletim de ocorrência foi registrado na manhã de domingo (17/10) por um produtor rural de Campos de Júlio. No fim da tarde, a equipe da PM que fez a abordagem identificou que os animais pertenciam ao produtor rural.

Os animais foram entregues ao proprietário e os caminhões levados para o pátio da Delegacia da Polícia Civil. Os dois motoristas presos foram conduzidos para a Central de Flagrantes em Tangará da Serra.

Patrulhamento rural

Implantado em Mato Grosso pela Polícia Militar, o patrulhamento rural começou com um projeto piloto, apoiado pelo Sindicato Rural de Rondonópolis e pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), com o objetivo de reduzir os índices de roubos e furtos nas áreas rurais do estado. Atualmente, mais de 10 Sindicatos Rurais de Mato Grosso participam do programa. Em 2021, a ação tem 1.600 propriedades rurais cadastradas e cerca de 700 placas fixadas.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) também é parceiro do Projeto de Patrulhamento Rural. O papel da instituição é capacitar e qualificar os militares para que eles possam utilizar equipamentos modernos como drones e outros para atingir áreas maiores na hora de fazer o patrulhamento. O Senar-MT já deu mais de 10 treinamentos para policiais militares que fazem parte do projeto.

Apreensões

81 animais (quatro estavam mortos)

2 caminhões apreendidos

2 pessoas presas em flagrante

2 armas de fogo

*Com informações da Famato

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: