Goiás abre plantio da cultura de soja

Foto: Secom/Gov. GO

A Abertura Estadual do Plantio de Soja – Safra 2021/2022 será realizada nesta sexta-feira (22/10). O evento está marcado para 14 horas, na Fazenda Três Irmãos (Família Perinelli), em Campinorte. O município está localizado na região norte do estado, a 300 quilômetros de Goiânia.

Estão confirmadas as presenças de produtores, técnicos, profissionais, representantes de entidades e autoridades. Entre elas, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça – que representará o governador Ronaldo Caiado -, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Sistema Faeg/Senar), deputado federal José Mário Schreiner, e o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Joel Ragagnin.

A produção de soja em Goiás na safra 2020/2021 foi de 13,7 milhões de toneladas, com produtividade média de 3,7 toneladas por hectare em uma área plantada total de 3,7 milhões de hectares. Para safra 2021/2022, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma produção de 14,1 milhões de toneladas. O volume representa um acréscimo de 2,9% em relação à safra anterior. A Conab também projeta um aumento de 5,6% na área cultivada do grão. Com o resultado, Goiás deve se manter na quarta posição nacional entre os Estados que mais produzem a oleaginosa.

Campinorte está localizado na área de expansão da sojicultura em Goiás. Em 2020, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a área plantada no município foi de 10 mil hectares e a produção total de 33,6 mil toneladas — crescimento de 5,3% e 17,9% em relação a 2019, respectivamente. Em toda a região norte do estado, a área plantada com soja foi de 194,0 mil hectares em 2020. Ainda de acordo com o IBGE, a produção atingiu 645,0 mil toneladas no mesmo ano, movimentando cerca de R$ 878,7 milhões.

“A soja é um dos principais produtos da pauta de exportações do estado e vive um bom momento com demanda aquecida e bons preços no mercado internacional. Ao contrário do que se pensava antigamente, quando o solo da região era visto como improdutivo, o norte goiano tem grande potencial para produção de soja e outras culturas de forma sustentável. Estamos ao lado do produtor goiano, orientando e proporcionando condições para que ele produza alimento, gere riqueza e crie empregos”, diz o secretaria Tiago Mendonça.

A Abertura Estadual do Plantio de Soja – Safra 2021/2022 é uma realização do Sistema Faeg Senar e da Aprosoja-GO, com apoio do governo de Goiás, por meio da Seapa. Antes do início simbólico do plantio com as plantadeiras em campo, está prevista a apresentação do painel técnico “Economia, mercado e insumos: o que esperar desta safra de soja?”, com o coordenador institucional do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Leonardo Machado, presidente da Comissão de Grãos da Faeg, Ênio Fernandes, e consultor da Pátria Agronegócios, Matheus Pereira

Serviço:

Abertura Estadual do Plantio de Soja – Safra 2101/2022

Data: 22 de outubro de 2021 (sexta-feira)

Horário: 14 horas

Local: Fazenda Três Irmãos (Família Perinelli) – Rodovia BR-153, KM 176, à direita 9km, SN. Município de Campinorte (GO)

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: