Febrapdp lança eventos comemorativos aos 50 anos do plantio direto

Foto: Luiz Henrique Magnante/Embrapa

A Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (Febrapdp) lança nesta quarta-feira (27) dois eventos simultâneos e híbridos (presencial e digital) para comemorar seus 30 anos de existência e os 50 anos do plantio direto. Em parceria com a Confederação das Associações Americanas para uma Agricultura Sustentável (Caapas), a Febrapdp promoverá o 18° Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e o 1° Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto entre os dias 5 e 8 de julho de 2022, em Foz do Iguaçu (PR).

O lançamento oficial e os detalhes dos eventos poderão ser conferidos em conferência on-line no dia 27 de outubro, a partir das 15h, pelas páginas da federação no Facebook ou no YouTube. Neste evento on-line e gratuito, o diretor da Febrapdp e coordenador do Projeto Nacional “Sistema Plantio Direto: base para Agricultura Sustentável”, João Carlos de Moraes Sá, vai proferir palestra com o mesmo tema dos eventos comemorativos do ano que vem, que é “O Sistema Plantio Direto preservando o solo, a vida e as gerações futuras”. Sá mostrará o quanto o plantio direto melhora a qualidade do solo e impacta positivamente no aumento da produtividade e rentabilidade das culturas com sustentabilidade.

Eventos em 2022

De 5 a 8 de julho de 2022, o tema do 18º Encontro Nacional e 1º Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto será aprofundado em palestras e debates de alto nível com os melhores especialistas e produtores do Brasil e do mundo; além de exposição de resumos científicos, dia de campo interativo e visitas técnicas no Brasil e Paraguai.

Segundo o presidente da Febrapdp, Jônadan Hsuan Min Ma, as melhores propostas e soluções sustentáveis para o desenvolvimento tecnológico, econômico, social e ambiental do agronegócio serão apresentadas aos participantes presenciais e virtuais. “Este é o maior evento da agricultura sustentável do país. E, este ano, queremos frisar a importância do Sistema Plantio Direto para garantir a preservação do solo e, consequentemente, da vida e das gerações futuras. A população precisa saber que os produtores que usam este sistema produzem alimentos com sustentabilidade e responsabilidade, não causam desmatamento, nem usam defensivos agrícolas de forma abusiva e descontrolada ou qualquer mão de obra escrava ou infantil. Não vamos falar só de assuntos técnicos, vamos tratar da vida e das gerações futuras que dependem do solo para se alimentarem”, resume Jônadan.

O Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha é direcionado para o setor produtivo do agronegócio brasileiro e, nesta 18ª edição e 1ª edição Mundial, das Américas, são esperados mais de 800 participantes, entre produtores rurais, consultores, empresários, profissionais liberais, professores, pesquisadores e acadêmicos, cooperativas e empresas de todo Brasil e de países como Paraguai, Uruguai, Argentina, México, Chile (membros em Caapas, e de todo mundo.

Medalha Herbert Bartz

Uma das novidades desta edição será o lançamento e concessão inédita da Medalha de Honra Herbert Bartz, com o objetivo de premiar os produtores rurais que se destacaram, no Brasil e nos países das Américas, pela conservação do solo e o aumento da produtividade com sustentabilidade de sua propriedade, utilizando como base o Sistema Plantio Direto (SPD).

O nome da premiação é do produtor Herbert Bartz, descendente de alemães, que é o ‘pai’ do Plantio Direto no Brasil por ter sido a primeira pessoa a usar a técnica no país em 1972. Na época, foi considerado maluco por adotar o sistema que permite a semeadura no solo, sem aragem e a partir da rotação de culturas. Após muita luta e a conquista de adeptos que viram que o sistema restabelecia a biodiversidade da terra, o plantio direto foi considerado revolucionário na agricultura brasileira. Bartz faleceu este ano, em 29 de janeiro, aos 83 anos na região norte do estado do Paraná, onde vivia.

O Sistema Plantio Direto (SPD) é baseado em três pilares: o não revolvimento do solo (restrito às linhas de plantio e semeadura ou covas para mudas), a cobertura permanente do solo, feita preferencialmente com plantas vivas, mas podendo ser morta (palha), e a diversificação de plantas no sistema de rotação de cultivos. Em 2020, o plantio direto chegou a ser adotado em 36 milhões de hectares, representando cerca de 54% da área de produção de grãos no território brasileiro.

Serviço

Lançamento oficial do 18°Encontro Nacional do Plantio Direto na Palha e 1° Encontro Mundial do Sistema Plantio Direto

Data: 27 de outubro de 2021 (quarta-feira)

Horário: 15h (horário de Brasília)

Onde:

Facebook

YouTube

Mais informações: telefone (45) 98431-6606 / e-mail: febrapdp@febrapdp.org.br

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: