Touro de cooperado da Castrolanda é vice-líder em ranking mundial de genética

Foto: Divulgação/Castrolanda

Um levantamento da Associação Americana de Criadores de Animais (NAAB) apontou um touro de um cooperado da Castrolanda como a segunda melhor genética do mundo para animais voltados à produção de leite. Os dados foram divulgados na prova de agosto da lista Top 200 PTA Milk, que mede a genética de touros de acordo com a certificação internacional da Certified Semen Services (CSS).

Pelo levantamento, o touro Harm Jedi Alphabet 9908, da raça Holandesa P&B, aparece na segunda posição no ranking mundial de touros genômicos. O animal é de propriedade do cooperado Lucas Rabbers, de Castro.

O ranking genômico aponta quais animais possuem a probabilidade de produzir filhos acima da média de acordo com as condições genéticas.

Na prova de agosto/2021 – a última divulgada até então – o animal aparece com um índice PTA Milk de 2.837, apenas 28 pontos atrás do melhor touro do mundo para a reprodução de animais de leite.

Segundo Lucas Rabbers, o touro vem de uma linhagem excelente. Parte dela nasceu na própria fazenda. O pai é um animal dos Estados Unidos, e a mãe é uma vaca criada na Agropecuária Harm, de propriedade da família.

“A mãe e o pai são animais muito bons. Um touro como esse poderia ter nascido aqui ou em qualquer lugar do mundo, já que o sêmen adquirido para a reprodução veio dos Estados Unidos por meio de uma compra que fizemos. Ter este animal é como acertar na loteria”, brinca o cooperado.

O touro está atualmente em uma empresa de inseminação genética de São Paulo, onde qualquer proprietário pode adquirir o sêmen para reprodução. “Em vez de termos uma vaca nos dando lucro na cadeia leiteira, temos um touro”, assinala. Rabbers fica com uma porcentagem de todas as vendas provenientes do animal feitas pela empresa.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: