Fórum aponta caminhos para o futuro do município paranaense de Pato Branco

Entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2021, escritores, professores, economistas, jornalistas, médicos, advogados, engenheiros, poetas, políticos, cientistas políticos, músicos, artistas plásticos e empresários participarão de palestras do Fórum Pato Branco. O evento faz parte da semana de comemoração oficial da emancipação do município de Pato Branco (PR).

Entre os temas em debate no fórum, estão Ciência, Tecnologia e Inovação; O Futuro da Educação e a Educação do Futuro; Mídias Digitais; Formação Política para Cidadania; A Importância do SUS na Pandemia do Covid-19 e o Modelo Hospitalar de Pato Branco; e Artes Visuais e Produções Literárias Regionais. Um show de música popular, um concerto de canto lírico na Igreja Matriz e o lançamento de livros autores de Pato Branco também fazem parte da programação cultural do evento.

“Com a iniciativa, esperamos democratizar o acesso à informação como meio de  contribuir para formação de cidadãos bem estruturados e capazes de fazer boas escolhas diante de uma sociedade que clama por mais saberes e qualidade de vida. Acreditamos que é possível reforçar nossos valores éticos e humanitários, a fim de contribuir com a formação de pessoas soberanas em seus direitos e deveres, livres e felizes”, diz a Comissão Organizadora do Fórum.

Público-alvo

O Fórum será destinado para jovens estudantes de ensino médio e superior, comerciantes, industriais, trabalhadores e pessoas que fazem parte de entidades voluntárias da comunidade, entre outros. Como haverá limitação de espaço presencial devido à pandemia, as pessoas terão livre acesso online nas principais plataformas digitais de forma gratuita. Será necessário apenas fazer inscrição para estudantes e demais pessoas que desejem receber certificado digital de participação do Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo – 2021.

Palestrantes

O evento reunirá 43 personalidades em palestras e demais atividades durante três dias. São elas: Alceni Guerra, ex-ministro da Saúde e ex-deputado constituinte;  Aldair Rizzi, ex-secretário da Ciência e Tecnologia do Paraná e ex-vice-reitor da Universidade Federal do Paraná;  Ângela Padoan, médica e vice-prefeita de Pato Branco: Artur Bertol, educador;  Ari Ignácio de Lima, jornalista (TV Sudoeste); André  Almeida (Diário do Sudoeste);  Bem Hur Cionek, pianista internacional; Luiz Carlos Borges da Silveira, ex-ministro da Saúde e ex-deputado constituinte; Breno Bortot, tenor;  Celso Hilgert, ex-presidente da Policlínica Pato Branco e ex-presidente do IPE; Cláudio Petrycoski, presidente da Indústria Atlas; Cleverson Brandeleiro, Cristiane Rech, artista plástica;  Cristiane Campestrini, especialista em pintura sacra; Delvino Longhi, médico e ex-prefeito de Pato Branco; Daiana Pasquim, jornalista e escritora;  Fernanda De Negri, economista do IPEA; Frei Neuri Francisco Reinsch, diretor da Fundação Celinauta;  Gilson Ditzel, reitor da UTFPR; Giles Balbinotti, secretário de Ciência e Tecnologia de Pato Branco; Gilbert Antonio, artista visual, designer de moda e escritor; Iara Lucia Tecchio Mezono (NRE SEED/PR); Ivanio Guerra, vice-presidente da Policlínica Pato Branco; Ivo Pegoraro, jornalista e escritor; Juliane Varaschin, escritora e artista plástica; Juliane Baseggio, intérprete musical e compositora; Jozieli  Cardenal, professora de comunicação; Lourenço Cazarré, escritor gaúcho; Lilian Brandalise, secretária de Saúde de Pato Branco; Malena Rhbein Rodrigues Sotheler, cientista política; M.V. Bortolli, professor e escritor; Moacir Bertol, diretor da Copel; Moacir (Titi) Favetti, delegado federal e músico; Nilso Romeu Sguarezi, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná e deputado constituinte; Ornella Bertuol, reitora da UNIDEP; Osmar Gabriel; Kalu Chueire,   escultor; Renato Casagrande; conferencista, palestrante, consultor em educação e gestão; Rubens Camargo, jornalista, poeta e escritor; Rafael Camargo, artista visual; Sueli Dartora, escritora; Simone Painim, secretária de Educação de Pato Branco; Ulisses Viganó, cheff de cozinha; Vitor Guerra, diretor da UniMater; Valéria Borges da Silveira, escritora e poetisa; Zilar, artista plástica.

Redes Sociais

O Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo – está presente também nas redes sociais através @forumpato no Youtube, Facebook e Instagram com o nome Fórum Pato Branco.

Idealizadores

O Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo – é idealizado por pato-branquenses dos anos 1970: o fotógrafo Rudi Luiz Bodanese, o publicitário e apresentador de televisão, César Setti, e o jornalista Ivanir José Bortot.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: