Criadores de búfalos reforçam compromisso com bem-estar animal

Os criadores de búfalos do Brasil reforçaram, nesta segunda-feira (6), que não só repudiam os maus-tratos a que foram submetidos recentemente animais em uma fazenda em Brotas, interior de São Paulo, como se mobilizaram para doar alimentação ao rebanho que vivia em situação deplorável. Em nota, a Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB) diz que os pecuaristas do setor são conhecidos por zelarem pelo bem-estar animal, estabelecido na Constituição Federal de 1988.
O caso ocorrido no interior paulista causou mal-estar no setor. “A bubalinocultura nacional tem evoluído ano após ano, ocupando a posição de líder no Ocidente, mas, de um mês para cá, a comunidade envolvida no negócio foi impactada pelo episódio da fazenda em Brotas, alvo de acusação de maus tratos e de abandono dos animais, inclusive com perdas de cabeças”, afirma a nota da ABCB.
A entidade assinala ainda que o professor italiano Luigi Zicarell, do Departamento de Medicina Veterinária e Produção Animal da Universidade de Nápoles Federico II, aponta o Brasil como referência em bem-estar animal. “Passaram-se 61 anos desde a criação da associação e 30 desde que vim pela primeira vez para o Brasil, um país maravilhoso em que aprendi o que é o verdadeiro bem-estar animal”, destacou Zicarell, uma das principais autoridades mundiais em búfalo, ao participar de live, em abril deste ano, em comemoração do aniversário da ABCB.
O Brasil tem, atualmente, cerca de 18 mil criadores de búfalos, donos de um rebanho de aproximadamente 3 milhões de cabeças espalhadas em propriedades das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
Segundo presidente da ABCB, veterinário Caio Vinicius Di Helena Rossato, a indústria do búfalo movimenta R$ 1 bilhão por ano no país. Um terço do rebanho bubalino está voltado à atividade leiteira, que, embora fisicamente menor, responde por dois terços do faturamento do setor.
Hoje, o país tem 180 laticínios que se dedicam exclusivamente à fabricação de leite e derivados de búfalas. A maior parte das unidades industriais está em São Paulo e Minas Gerais.
Porque não fazem um acordo com o fazendeiro para q ele doe os animais que ele estava enterrando vivo. Doar p novos criadores, ou tradicionais, mst…. etc