Agropecuária: Custos de produção tem alta recorde no acumulado em 12 meses

Fotomontagem AGROemDIA, com fotos de Wenderson Araujo/Trilux/CNA, Alcides Okubo Filho/Embrapa e Irga/Gov. RS

Os custos de produção apresentaram nova alta no mês de novembro, registrando 4,57%. Com o resultado, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP), elaborado pela Farsul (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul), em 12 meses tem novo recorde da série histórica (iniciada em 2010), atingindo 45,13%.

O resultado do IICP de novembro segue sendo reflexo da menor oferta de insumos, encarecendo os preços, somado a mais uma alta na taxa cambial, assinala a Farsul. De janeiro a novembro o acumulado aponta uma alta de 45,44% do indicador. Com isso, o IICP apresenta resultado superior ao IPCA acumulado no ano, que ficou em 9,26%.

“Já os valores recebidos pelos produtores tiveram nova queda, com uma deflação de -2,75%. Leite e arroz tiveram as maiores retrações em decorrência do baixo consumo”, acrescenta a Farsul. Em 12 meses, o índice vem apresentando sucessivas quedas, saindo de 85,11% em janeiro para uma deflação de -7,51% em novembro no acumulado em 12 meses.

Enquanto isso, o IPCA Alimentos aponta alta de 7,04%, comprovando o descolamento entre os preços no campo e nas gôndolas dos supermercados. Os atuais preços pagos aos produtores estão abaixo daqueles praticados em novembro de 2020.

Clique aqui para acessar a íntegra do relatório

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: