Apesar da seca no RS, Mapa nega pedido para prorrogar zoneamento da soja

Heitor Schuch: Recusa em atender os produtores gaúchos mostra falta de sensibilidade do governo federal – Foto: Alex Ferreira/Câmara

Apesar da seca que castiga as lavouras gaúchas, o governo federal não atendeu o pedido de prorrogação de revisão do zoneamento agrícola da soja no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) alegou “razões técnicas” para rejeitar a demanda, informa o presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar (FPAF), o deputado Heitor Schuch (PSB/RS). “O Mapa comete uma grande injustiça com os gaúchos”, critica Schuch.

Segundo o deputado, o pedido de ampliação do prazo para o plantio da soja foi apresentado ao Mapa pela FPAF e pela Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul), no dia 9 de dezembro. Para Schuch, faltou sensibilidade ao Mapa ao negar o pedido.

“O prazo precisa ser prorrogado excepcionalmente neste ano para estar adequado à realidade climática do Rio Grande do Sul”, argumenta o deputado, lembrando que mais de 40 municípios já declaram situação de emergência e a tendência é que o número cresça nos próximos dias.

Conforme o parlamentar, em função da seca no atual período, muitos agricultores vão plantar em datas posteriores ao encerramento do zoneamento atual, aguardando a retomada das chuvas e correndo o risco de ficar fora do Proagro, seguro agrícola direcionado aos beneficiários do Pronaf.

O parlamentar antecipa também que voltará a procurar a ministra Tereza Cristina para reforçar “a situação dramática no Estado e a necessidade urgente de prorrogação do zoneamento da soja”.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: