Plantio da soja no RS atinge 95% da área beneficiado por chuva da última semana

Foto: Divulgação/Emater-RS/Ascar

Do Broadcast

As chuvas da última semana no Rio Grande do Sul permitiram aos gaúchos avançarem com o plantio da soja 2021/22, que atinge 95% da área, segundo a Emater. Das lavouras implantadas, 3% estão em enchimento de grãos, 28% em floração e 69% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Produtores replantaram lavouras em alguns municípios devido à estiagem. Em Soledade, a distribuição das chuvas foi irregular, mas em parte da região, onde a semeadura estava atrasada, os acumulados de chuva foram maiores e a semeadura da soja está sendo finalizada.

Já a colheita do milho atinge 20% da área. Das lavouras do cereal no estado, 28% estão em maturação, 25% em enchimento de grãos, 10% em floração e 17% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

“Assim como a soja, também falta apenas 5% para conclusão do plantio da área total estimada”, disse a Emater. “Na região de Pelotas, as lavouras implantadas cedo foram beneficiadas pelas últimas chuvas, pois se encontram em estádio reprodutivo de desenvolvimento. No entanto, a irregularidade das precipitações gera perdas em lavouras onde não choveu e naquelas em que o volume precipitado foi baixo.”

Conforme a Emater, na regional de Santa Rosa, algumas lavouras apresentam perda superior a 80% em relação à produtividade esperada inicialmente. Produtores têm solicitado o amparo do Proagro e a liberação dessas lavouras para a alimentação de bovinos. Na regional de Caxias do Sul, conforme levantamento, a média de perdas está em 25%, variáveis em função do estádio de desenvolvimento da cultura e da microrregião onde se localiza.

Em relação ao arroz, 100% irrigado no Rio Grande do Sul, as lavouras têm bom desenvolvimento, favorecidas pela alta insolação. “O plantio está praticamente finalizado (99% da área total estimada). Do total implantado, 4% das áreas estão em enchimento de grãos, outros 22% em floração e 74% em germinação e desenvolvimento vegetativo.”

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: