Lula se reúne com empresários do agro e reafirma compromisso com diálogo

Ex-presidente Lula conversa com setores do agro para apresentar propostas e ouvir sugestões – Foto: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder em intenções de votos para as eleições à Presidência da República, em 2 de outubro deste ano, reuniu-se com um grupo de empresários do agronegócio nesta semana, em São Paulo, informa o jornalista Guilherme Amado, em sua coluna no site Metrópoles.

O encontro visou reaproximar Lula do setor, com o qual ele sempre tem bom relacionamento. Em seu primeiro governo, por exemplo, Lula nomeou Roberto Rodrigues, uma das maiores lideranças do agro brasileiro, como ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A reunião contou com a participação de um executivo de uma das maiores empresas de grãos do país, um dos principais produtores de algodão do Mato Grosso, um dos mais importantes deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e nomes ligados à Confederação Nacional da Agropecuária (CNA).

O encontro ocorreu no escritório do advogado de Lula, Cristiano Zanin, na última quinta-feira (20). “O ex-presidente fez acenos com propostas para o setor e, ao tratar de temas espinhosos como a ocupação de terras, disse que quer liderar o diálogo entre diferentes segmentos da sociedade para pacificar o país”, relata Guilherme Amado.

Segundo o colunista do Metrópoles, Lula fez uma rápida explanação ao grupo, dizendo que gostaria de liderar uma conciliação nacional para fazer o país voltar a crescer. “Quando deixei o governo, o Brasil vinha num processo de subir, algo que começou antes de mim e eu fui em céu de brigadeiro. O avião estava decolando. Agora, o Brasil está acabando. O avião está caindo”, enfatizou Lula.

Ainda de acordo com Guilherme Amado, os empresários e os deputados manifestaram ao ex-presidente a necessidade de crédito agrícola para o setor crescer mais. Também sondaram qual será posição dele se voltarem as ocupações de terra, como as promovidas MST. Lula respondeu que quer ajudar na construção de pontes para a retomada desse tipo de diálogo, que, avalia, foi prejudicado pela polarização do país.

“Estou com 76 anos. Sinto como pessoa que preciso fazer isso pelo Brasil, de deixar esse legado nesses próximos quatro anos”, afirmou Lula, conforme o colunista do Metrópoles.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: