Lula lamenta perda de postos de trabalho no Vale do Paraíba

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

 

Em entrevista à rádio CBN Vale do Paraíba nesta quarta (26), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a perda de postos de trabalho na região, um dos principais polos de desenvolvimento paulista, e afirmou ser preciso recuperar o investimento econômico para o país voltar a crescer. Lula lembrou que, em seu governo, o Brasil viveu um período de ascensão da economia e praticamente pleno emprego.

“Quando deixei a Presidência, em dezembro de 2010, o Brasil vendia 3,8 milhões de carros por ano, hoje vende menos de 2 milhões. Depois de 12 anos, estamos vendendo metade dos carros que vendíamos em 2010. Isso significa o que? Desemprego, retração do mercado, menos investimento. Menos investimento é menos emprego, menos emprego é menos salário, menos salário é menos consumo e menos consumo significa empobrecimento do país”, afirmou.

Nos governos do PT, as quatro maiores cidades da região (São José dos Campos, Taubaté, Jacareí e Pindamonhangaba) somaram 139.200 novos postos de trabalho formais e cerca de 80% dos investimentos em projetos do Parque Tecnológico de São José dos Campos foram realizados pelo Governo Federal.

Na área de educação, foram abertos institutos federais em São José dos Campos, Jacareí, Campos do Jordão e Caraguatatuba, além de um campus da Unifesp em São José dos Campos e a participação de quase mil estudantes e pesquisadores das quatro maiores cidades da região no programa Ciência sem Fronteiras.

Outro feito social importante para a região foi o programa Luz para Todos chegar a 4.162 famílias que não tinham acesso ao serviço de energia elétrica em São José dos Campos, Pindamonhangaba, Taubaté e Jacareí.

Veja a íntegra da entrevista:

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: