Paz no trânsito para salvar vidas nas cidades e no campo

Tito Matos*

Com o tema Juntos Salvamos Vida, o governo federal lançou a campanha Maio Amarelo deste ano, que tem por objetivo reduzir a tragédia dos desastres de trânsito no Brasil. Raro é o dia em que não se registram acidentes com ônibus, caminhões, automóveis, motos e bicicletas nas estradas e em nossas cidades. Quantos viúvos (as) filhos, netos, parentes e amigos choram ainda hoje a morte de seus entes queridos?  Muitos.

No Brasil, em 2020, 32.716 mortes foram registradas, mesmo durante a pandemia do coronavírus, que restringiu, durante alguns meses, a circulação de milhões de pessoas. Noventa pessoas morrem, em média, por dia em todo o país.

No mundo rural e nas estradas vicinais são frequentes também tais acidentes. Os desastres de trânsito estão se tornando tão corriqueiros que daqui a pouco não serão mais notícias.

Muitas vezes, contribuem para esses acidentes a impunidade, a irresponsabilidade, o alcoolismo, o excesso de trabalho, entre outros fatores. Quantos crimes são cometidos no trânsito sem que os infratores respondam por eles, eis que fugitivos. Ademais, são crimes culposos, não dolosos. Sentenças sempre brandas. Daí tantos criminosos no volante de um carro.

Como resolver a violência no trânsito? Eis a questão. Punição severa? Educação? Conscientização? Todos nós queremos e defendemos um trânsito mais seguro, mais respeitoso, mais disciplinado e sem acidentes. Quem não quer? Enquanto isso não acontecer, vamos continuar assistindo muitas missas de sétimo dia pelas vítimas da violência no trânsito. E vamos continuar ouvindo “que a paz do Senhor esteja convosco” ou aquela música já decorada por nós, cujo refrão é: “Eu quero lhe dar a paz”. Paz no trânsito.

*Jornalista

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: