Recursos bloqueados do Plano Safra 2021/22 devem ser liberados esta semana

Marcos Montes, ministro da Agricultura – Foto: Divulgação/Mapa

Os recursos bloqueados nos bancos de linhas de crédito do Plano Safra 2021/22, com equalização de taxas de juros pelo governo, devem ser liberados entre esta terça (7) e quarta-feira (8), informou ao Broadcast Agro o ministro da Agricultura, Marcos Montes, em Campinas (SP), onde participou da abertura do One Agro 2022, promovido pela Syngenta

Mais cedo, durante reunião-almoço da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), em Brasília, o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Guilherme Bastos, havia informado que, ainda esta semana, serão liberados os recursos referentes ao Plano Safra atual.

“O que foi me passado é que seria liberado terça ou quarta”, disse Marcos Montes.

Ele acrescentou que as negociações entre a Agricultura, o Ministério da Economia e o Banco Central sobre o Plano Safra 2022/23 seguem intensas.

De acordo com o ministro, ainda não há data prevista para o anúncio do próximo plano e que a expectativa é isso ocorra entre os dias 20 e 30 de junho.

“Hoje é dia 7 e ainda estamos discutindo o fechamento de 2021/22, mas certamente na próxima semana as conversas estarão mais maduras. O presidente Jair Bolsonaro, a Economia, o Banco Central, todos têm se dedicado muito em relação ao plano, há uma corrente muito forte para fazer um Plano Safra robusto, sabendo dos apertos fiscais”, declarou ao Broadcast.

Ainda conforme Marcos Montes, o caminho para levantar os R$ 22 bilhões considerados necessários para equalizar taxas de juros do próximo Plano Safra deve ser o remanejamento de recursos.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: