Alta no preço dos ovos é sazonal, diz ABPA
A alta registrada no preço dos ovos é uma situação sazonal, comum ao período pré e durante a quaresma, diz a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) em nota divulgada nesta terça-feira (18).
“Após longo período com preços em baixa, a comercialização de ovos aqueceu pela demanda natural da época, quando há substituição de consumo de carnes vermelhas por proteínas brancas e por ovos”, informa o comunicado da ABPA.
“Vale ressaltar que os custos de produção acumularam alta nos últimos oito meses, com elevação de 30% no preço do milho e de mais de 100% nos custos de insumos de embalagens”, acrescenta a nota.
“Ao mesmo tempo, as temperaturas em níveis históricos têm impacto direto na produtividade das aves, com reflexos na oferta de produtos.”.
Mesmo com estes fatores, enfatiza a ABPA, os produtores esperam que o mercado se normalize até o final do período da quaresma, com o restabelecimento dos patamares de consumo das diversas proteínas.
A ABPA esclarece ainda que, mesmo com a alta, as exportações de ovos têm efeito praticamente nulo sobre a oferta interna, já que representam menos de 1% das 59 bilhões de unidades que deverão ser produzidas este ano, o que deve gerar um consumo per capita de 272 unidades anuais – mais de 40 unidades acima da média mundial de consumo.

