Um hortifruti só de produtos da agroecologia e agricultura orgânica

casa horta _ 50
Casa Horta, ponte entre produtores agroecológicos e consumidores – Divulgação/Arquivo Pessoal

O comércio de alimentos saudáveis e de procedência confiável cresce no Brasil. Em Belo Horizonte, as empreendedoras Fernanda Vidal e Clara Luiza Lacerda criaram a Casa Horta, espaço que busca aproximar agricultores preocupados em produzir com sustentabilidade e consumidores que priorizam produtos da agroecologia e agricultura orgânica.

A proposta do estabelecimento é incentivar um sistema alimentar mais justo, saudável e sem agrotóxicos. “Aqui, a forma de produção dos alimentos dialoga com a natureza. As relações estabelecidas valorizam todos os envolvidos e o consumidor confia no produto que leva para casa”, destacam, ao falar sobre o conceito do empreendimento.

Hortifruti variado, aliado a um empório de produtos naturais, onde se usa o mínimo de embalagens possível, a Casa Horta é abastecida por mais de 200 agricultores familiares da produção agroecológica de Minas Gerais.

Além de fornecer alimentação saudável, o empreendimento é inovador em Belo Horizonte, diz Fernanda.  “Nunca encontramos na região um espaço que oferecesse alimentos frescos e agroecológicos de forma permanente que não fossem as feiras de ruas, mas elas só acontecem em dias esporádicos.”

Embora estejam no mercado há apenas quatro meses, Fernanda e Clara idealizavam o empreendimento há algum tempo. Durante 10 meses, por exemplo, elas viajaram por todas as regiões de Minas Gerais para conhecer as localidades, apresentar o projeto para as pessoas e propor uma parceria com quem se interessasse pela ideia.

De acordo com Clara, o contato direto com os agricultores familiares foi fundamental para que pudessem alinhar com cada um como seria feita a compra e o transporte dos alimentos. Entre outros lugares, elas citam a visita a agricultores familiares que trabalham com agroecologia e agricultura orgânica no município de Boa Esperança, no sul do estado. Lá, estabeleceram parcerias com produtores de frutas, hortaliças, verduras, flores, ervas medicinais e temperos.

É assim que elas pretendem contribuir para uma vida mais saudável e um comércio mais justo.  “No campo, famílias e comunidades tradicionais buscam produzir o melhor que a terra pode oferecer, de forma harmoniosa com a natureza. Na cidade, as pessoas procuram cada dia mais um alimento saudável e de procedência confiável”, ressaltam. A Casa Horta interage entre esses dois públicos.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: