26 de outubro na Câmara: queijos, fiscalização e chef Roberta Sudbrack

A audiência pública em que a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debaterá a fiscalização de queijos e outros alimentos artesanais pela Vigilância Sanitária já tem data marcada: 26 de outubro. A expectativa é que a chef Roberta Sudbrack e o chefe Alex Atala – dois dos mais renomados nomes da gastronomia brasileira – participem da reunião, juntamente com representantes de órgãos envolvidos com a vigilância sanitária, a inspeção de produtos agropecuários e a defesa do consumidor.
A data foi acertada pelo presidente da comissão, deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), e o deputado Ivair de Melo (PV-ES), autor do requerimento que propõe a realização da audiência. O pedido foi motivado pela apreensão e inutilização de 160 quilos de queijos e linguiças artesanais no estande de Roberta Sudbrack durante o Rock in Rio. Indignada com a operação da Vigilância Sanitária do município do Rio de Janeiro, a chef protestou nas redes sociais. O desabafo teve repercussão nacional e internacional.

No requerimento para realização da audiência, Evair de Melo ressaltou que houve “evidentes abusos da Vigilância Sanitária, praticados durante o Rock in Rio, descartando produtos de qualidade e no prazo de validade”. No entanto, a Vigilância Sanitária do Rio garantiu que a operação foi legal. “Os produtos não se enquadravam na legislação que rege o comércio de alimentos no município e, portanto, não havia segurança alimentar”, disse a chefe do órgão, Márcia Rolim.
A comissão também convidou para a audiência o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luis Rangel, e representantes da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da defesa do consumidor.